Pesquisas desenvolvidas no IPB/HNMD são apresentadas no Congresso Mundial de Medicina Militar

O Comitê Internacional de Medicina Militar (ICMM) realizou o 43o Congresso Mundial de Medicina Militar em Basiléia na Suíça, em maio deste ano. O tema central do evento foi a “Medicina em Movimento”. O congresso contou com a participação de 36 países e 261 trabalhos aprovados nos temas: Ética e Direito em Medicina Militar; Medicina de Ponta e Liderança em Medicina; Defesa Química, Biológica, Radiológica, Nuclear e Terrorista e Cooperação Civil-Militar em Medicina de Emergência.

O Vice-Almirante (Md) Luiz Claudio Barbedo Froés, Diretor de Saúde da Marinha (DSM) foi convidado a proferir uma palestra sobre o Vírus da Zika (ZIKV) no Sistema de Saúde da Marinha. Durante a palestra o DSM falou sobre as ações realizadas para controle do vetor no território nacional, como as palestras de conscientização de alunos de escolas públicas e a força-tarefa para eliminação de criadouros do mosquito; serviços de apoio às crianças que nasceram com síndrome congênita associada ao vírus, desenvolvidas em nosso Hospital e na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória; além das pesquisas científicas desenvolvidas no Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB).

A Primeiro-Tenente (RM2-S) Shana Barroso, virologista do IPB, também fez parte da delegação da Marinha do Brasil e apresentou os resultados obtidos no estudo de acompanhamento de longo prazo do ZIKV, executado no Laboratório de Biologia Molecular do IPB. Ademais, foram apresentados os dados de prevalência do ZIKV em usuários do Sistema de Saúde da Marinha compilados pela Capitão de Mar e Guerra (RM1-S) Jacqueline de Roure Neder.

O desenvolvimento de pesquisas sobre arborviroses emergentes em nosso hospital reafirma nossa missão de apoio a saúde e de cuidado incondicional a família Naval.

.

Foto 1: Vice-Almirante(Md) Luiz Claudio Barbedo Froés, Diretor de Saúde da Marinha, profere palestra no 43o Congresso Mundial de Medicina Militar.

 

Foto 2: Primeiro-Tenente (RM2-S) Shana Barroso, pesquisadora do IPB, apresenta os resultados obtidos no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisas Biomédicas.