Atendimentos Cardiológicos Eletivos e de Emergência no ICDF via Acordo de Cooperação com o Ministério da Defesa

Frente ao acordo de Cooperação entre o Ministério da Defesa (MD) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) firmado em MAR2019, no que tange ao atendimento de usuários das Forças Armadas com demandas cardiológicas e cardiovasculares dentro da cota/meta a ser cumprida pelo ICDF junto ao MD, os pacientes com necessidade de internação em Unidade Coronariana; indicação de cateterismo cardíaco, implante de marcapasso, estudo eletrofisiológico, angiotomografia de coronária, ecocardiograma transesofágico, dentre outros, deverão ter como prioridade de encaminhamento o HFA, para que possam ser redirecionados ao ICDF. Exames como MAPA, ecocardiograma, teste ergométrico e holter também são contemplados no Acordo de Cooperação. Assim, demandas reprimidas desses exames, poderão seguir o fluxo de encaminhamento para àquele Instituto a partir do HFA.

Os casos eletivos deverão ser encaminhados diretamente do médico assistente do HNBra à Clinica de Cardiologia do HFA, munidos de relatório médico e a solicitação do exame a ser realizado. NÃO É NECESSÁRIO EMISSÃO DE GUIA PELO HNBRA. Após triagem cardiológica no HFA, os pacientes serão direcionados à Seção de Contas Externas daquele hospital que disponibilizará ao paciente o encaminhamento ao ICDF.

As URGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS deverão ser encaminhados ao HFA para que de lá o paciente seja direcionado ao ICDF. Caso haja qualquer resistência do plantonista do HFA em receber o paciente, acionar o SUPERVISOR DE DIA DO HFA, por meio do celular (61) 99358-8957 ou COORDENADOR DE FLUXO DO HFA (61) 999518555, que estão cientes desse fluxo para o ICDF.

EXCEPCIONALMENTE, para os casos de IAM COM SUPRA em paciente admitido no HNBra, o plantonista do SPA deverá encaminhar um e-mail com foto do eletrocardiograma que demonstre a alteração do traçado e relato sumário do caso, diretamente para o endereço eletrônico: iamcomsupra@icdf.org.br e, a seguir, entrar em contato com o plantonista da Unidade de Dor Torácica do ICDF para comunicar o encaminhamento do email (Tel: 3403-5400, telefone geral do Instituto devendo ser solicitada a Unidade de Dor Torácica). O médico plantonista do ICDF poderá autorizar a transferência do paciente diretamente para o ICDF para angioplastia primária, caso disponibilidade de vaga. NÃO HÁ NECESSIDADE DE EMISSÃO DE GUIAS, apenas relatório médico de encaminhamento. A guia será gerada posteriormente pela Seção de Contas Externas do HFA.

Cabe ressaltar que a MB foi a Força que menos utilizou os serviços do ICDF até o momento após o Acordo de Cooperação. Em contrapartida, os encaminhamentos de pacientes cardiopatas para credenciadas apresentaram incrementos significativos ao longo do ano de 2019, fato que poderá ser mitigado, mediante a possibilidade de absorção dos casos pelo ICDF.

Essas são as orientações preliminares acerca do tema, uma vez que reuniões técnicas aconteceram no ano de 2019 para aprimoramento dos fluxos de encaminhamentos eletivos e emergenciais ao ICDF e, oportunamente, as Forças receberão, oficialmente, instruções provenientes do MD/HFA.

Faz-se mister que todos os médicos assistentes do HNBra, principalmente CARDIOLOGIA E SPA tomem conhecimento dos fluxos eletivos e de emergência cardiológica para o ICDF, assim como oficiais que concorrem as Escalas de OSP e OSE.