Forças no Esporte

O Programa é um convênio entre os Ministérios da Defesa e do Esporte, por intermédio de um termo de cooperação técnica, com a finalidade de:

  1. Proporcionar atividades esportivas para a comunidade priorizando crianças e jovens carentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida com acesso à prática esportiva educacional orientada, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e a aproximação das Forças Armadas com a comunidade.
  2. A Marinha do Brasil desenvolve o Programa Segundo Tempo na Capital Federal, fruto de um convênio entre o Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e Ministério do Esporte, com a denominação de Programa Forças no Esporte.
  3. O Programa tem como um dois propósito democratizar o acesso à prática esportiva, assim como, inclusão na arte musical por meio de atividades a serem realizadas no contra-turno escolar, de caráter complementar, contribuindo para a colocação social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes, principalmente em situação de vulnerabilidade social.
  4. Iniciado em 2003, o Núcleo do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília atende, atualmente, 220 crianças e adolescentes, em idade de 07 a 17 anos, oriundos das localidades da Vila Planalto e Varjão. A Seleção, Controle para Ingresso ao Programa e cadastramento e acompanhamento social é realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social de Brasília (CRAS) Varjão e (CRAS) Vila Planalto. O apoio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília inclui transporte, alimentação, assistência médico-odontológica, atividades culturais, orientação moral e cívica, reforço escolar, informática e aulas de música. Entre as modalidades esportivas praticadas destacam-se: atletismo, futebol de campo, vôlei, futsal, handebol, corrida de orientação, natação, defesa pessoal, iatismo e escalada esportiva.
  5. Ao longo de sete anos de existência do Programa, os Fuzileiros Navais de Brasília desenvolveram umimportante trabalho junto às comunidades assistidas, hoje reconhecido e admirado, sendo inclusive distinguido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com efeito, aumentamos o número de crianças e jovens participantes de 80 para os atuais 220. Foram construídas duas quadras poliesportivas, um prédio de apoio ao Programa e uma torre destinada à prática da escalada esportiva.
  6. Consoantes com a nossa vocação musical, foi formada em nosso núcleo a Banda de Música, com as crianças do Programa Forças no Esporte/PROFESP, fortalecendo o nosso objetivo de dar a essas crianças uma profissão, a qual em um futuro próximo poderá ser usada para sustento familiar.
  7. Com recursos próprios, aparelhamos o núcleo com dez barcos da classe optimist, e realizamos com sucesso a 6ª Regata Forças no Esporte - hoje evento integrante do calendário anual da Federação Náutica de Brasília. Temos procurado, a cada ano, aperfeiçoar a capacitação dos recursos humanos – professores, monitores, auxiliares e estagiários.

Total de crianças: 300

Comunidades: Varjão do Torto (150- Manhã 08:30h às 11:30h/ Tarde 13:30h às 16:30h) e Vila Planalto (70 – Manhã 08:30h às 11:30h /Tarde 13300h às 16:30h)

Faixa Etária: 07 a 17 anos

Sexo: Masculino e Feminino

Dias de Atividade: 2ª , 4ª e 6ª

Coordenadores do Programa Segundo Tempo/PROFESP: SO-(RM1-FN-EF) PAULO ROBERTO RIBEIRO FARO.

Telefone para contato:

(061) 9915-0116

E-mail: paulo.faro@marinha.mil.br