Navio Escola Brasil (U27)

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Datas

Batimento de Quilha: 18 setembro de 1981
Lançamento: 23 de setembro de 1983
Incorporação: 21 de agosto de 1986

Características

- Deslocamento: 2.548 ton (padrão) e 3.729 (carregado);
- Dimensões: 130.25 m de comprimento, 13.52 m de boca e 4.44 m de calado máximo;
- Propulsão: Diesel (2 motores diesel de 6 cilindros Ishikawajima Brasil Pielstick 6PC L400), gerando 7.800 hp, acoplados a 2 eixos;
- Energia Elétrica: 4 geradores diesel MTU;
- Velocidade: 15 nós de cruzeiro e 18 nós máxima;
- Raio de Ação: 7.000 milhas náuticas à 15 nós e 30 dias de autonomia; e
- Armamento: 2 canhões Bofors L/70 de 40 mm, em dois reparos singelos e 4 canhões  de salva Hidroar 3APR de 47 mm, 2 lançadores CBV de foguetes iluminativos 50.8 mm e 2 lançadores de foguetes iluminativos Schermully de 51 mm.

Sensores e Equipamentos de Navegação e Comunicação:

- 1 radar de navegação Decca TM-1226;
- 1 radar de navegação Decca TM-1230;
- 1 radar de navegação Decca Bridge Master CH 252;
- sistema de direção de tiro por TV SAAB TVT-300/18;
- Agulha Giroscópica Sperry Mk-27;
- DGPS UT200D TRIMBLE;
- NAV TRAC XL GPS;
- GPS Magnavox 5400;
- Ecobatímetro ET/SQN-3V;
- Radiogoniômetro JAL-1100
- equipamentos de comunicação nas faixas MF/HF/VHF (AM-FM) e UHF.

Equipamentos:

- salas de aula com capacidade para 36 GM, com circuito interno de TV;
- câmara de instrução de navegação com capacidade para 40 GM, com vinte mesas de navegação, quatro repetidoras-radar e quatro conjuntos de repetidoras de giro, anemômetro e odômetro;
- um Sistema de Simulação Tática e Treinamento com três CIC secundários;
- uma câmara de direção de tiro;
- oito repetidoras de giro para navegação visual;
- além da possibilidade de instrução no Centro de Controle de Maquinas, no Centro de Informações de Combate e no Compartimento de Comunicações.

Código Internacional de Chamada:

- PWBL

Tripulação:

- 422 homens (sendo 28 oficiais, 190 praças e até 204 Guardas-Marinha).

Histórico

O Navio Escola Brasil - U 27, foi o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao nosso país. Foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro - AMRJ, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro. Em dezembro de 1975 a Marinha iniciou o projeto de substituição do NE Custódio de Mello - U 26. Seu projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval - DEN a partir do casco das fragatas classe MK 10. Em junho de 1978 a DEN concluiu a viabilidade do projeto sendo iniciados os trabalhos de adaptação e detalhamento, sendo o projeto de contrato em março de 1981. Em 18 de setembro de 1981, foi batida a quilha do casco 106, em cerimônia presidida pelo Ministro da Marinha, AE Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, e que contou com a presença do Ministro dos Transportes Dr. Eliseu Rezende e do Chefe do EMFA, General-de-Exercito Alacyr Frederico Werner, além de outras autoridades, foi lançado em 23 de setembro de 1983. Depois de realizar as provas de mar e a avaliação dos sistemas de armas e navegação, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado em 21 de agosto de 1986, em cerimônia realizada no Dique "Almirante Regis", que foi presidida pelo então Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Luiz Leal Ferreira, com a presença do Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alberto Annaruma Júnior.