Fragata Liberal implementa a prática do Treinamento Funcional (TF) a bordo

×

Mensagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /var/www/www3/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Com o propósito de preparar fisicamente a tripulação para a Operação Líbano XIV, a Fragata “Liberal” implementou a prática do Treinamento Funcional (TF), nos horários de Treinamento Militar (TFM).
A equipe do Programa de Apoio e Orientação ao Treinamento Físico Militar (PROA-TFM), do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), coordenada pela Primeiro-Tenente (RM2-T) Nathalia Lima, inciou os trabalhos com a Palestra “TFM, Qualidade de Vida e Saúde”, abordando aspectos importantes sobre as consequências dos sedentarismo, sobrepeso, envelhecimento e problemas posturais na qualidade de vida do militar, ressaltando o papel fundamental do exercício físico, especificamente do TF, na manutenção da saúde e das condições laborais a bordo.
Na busca de alternativas para execução do TFM a bordo, a equipe PROA-TFM realizou uma aula demonstrativa de sessenta minutos para os militares no convoo, com exercícios focados na força funcional, fortalecimento da musculatura do CORE (centro do corpo humano), agilidade e equilíbrio, valências essas fundamentais para um melhor aproveitamento do trabalho a bordo.
Movimentos naturais do ser humano como pular, puxar, agachar e girar podem fazer do TFM, constituindo-se em excelentes opções de treinamento em qualquer ocasião, mesmo em espaços extremamente restritos, como navios e submarinos. Além disso, o custo para a execução é mínimo, uma vez que o material utilizado é simples e facilmente adaptável à própria Organização Militar.

Tags: