Serviços e Responsabilidades

 

A ERMRJ faz parte de um complexo que compreende outras estações em diversas partes do Brasil compondo uma rede de comunicações capaz de integrar a Marinha do Brasil (MB) no contexto de nosso país e no exterior.

Esta Estação Rádio tem como propósito principal apoiar os navios da MB em operações ao longo da costa marítima e bacias hidrográficas brasileiras, e nas suas comissões em águas internacionais, por meio de comunicações radioelétricas e digitais.

Presta, também, importantes serviços de apoio à vida humana no mar e de socorro e salvamento (SAR) de pessoas e de embarcações/navios dentro da área de responsabilidade da MB no Atlântico Sul e nas bacias hidrográficas brasileiras.

Para o cumprimento de sua missão, a ERMRJ executa os seguintes serviços de comunicações e possui as seguintes responsabilidades, no contexto do SISCOM:

SERVIÇO MÓVEL MARÍTIMO (SMM)

Compete a ERMRJ efetuar todo tráfego de mensagens do SMM, na qualidade de Estação Rádio Principal desse serviço.

Canais usados:

  • Radiotelefonia (em conjunto com o Serviço Fixo);
  • Radioteleimpressor;
  • Radiodados (baixa/alta velocidade e GATEWAY-HF/ALE);
  • Rádio Facsímile (DHN/PT).

A ERMRJ guarnece as seguintes redes do SMM:

  • BORDO - TERRA
  • TERRA-BORDO
  • TERRA - BORDO PARA SUBMARINOS
  • INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS (AVIGANTES e METEOROMARINHA)

SERVIÇO FIXO

Embora a ERMRJ seja oficialmente classificada como Estação Rádio Secundária desse serviço, na prática todo o tráfego de mensagens do serviço fixo escoa sob sua responsabilidade, ou dela é dependente.

Quanto as comunicações em HF, a ERMRJ é a responsável pela operação, como ECR, da REOMARINHA.

REDE "RADIODADOS"

A ERMRJ é responsável pela operação dessa rede, cuja importância tem crescido, especialmente perante o Comando de Operações Navais. Essa rede esta inserida no SMM.

ETNR/CMAR - SISCOMIS

A Estação Terrena do Rio de Janeiro (ETNR), integrante do SISCOMIS, prefixo 621 é da responsabilidade da ERMRJ, nela incluindo-se a estação CMAR, prefixo 622 localizada no edifício "Almirante Tamandaré".