Residência Médica

Residência Médica

Escola:

Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD)

___________________________________________________________________

Profissões:

Especialidades com acesso direto

Anestesiologia
Cirurgia Geral
Clínica Médica
Infectologista
Medicina nuclear
Neurocirurgia
Neurologia
Oftalmologia
Ortopedia e Traumatologia
Otorrinolaringologia
Patologia
Pediatria
Psiquiatria
Radiologia e diagnóstico por imagem

Especialidade com pré-requisito em Clínica Médica

Cardiologia
Endocrinologia
Gastroentereologia
Geriatria
Hematologia e Hemoterapia
Pneumologia

Especialidadescom pré-requisito em Cirurgia Geral

Cirurgia Plástica
Cirurgia Vascular
Coloproctologia
Urologia

R3 Opcional
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular


Escolaridade:

Ser médico (a) formado (a) ou apresentar declaração oficial da instituição de que está cursando o último período do Curso de Graduação em Medicina e apresentar certificado ou declaração de conclusão de Residência Médica em Clínica Médica ou Cirurgia Geral de instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM),  para as especialidades que exigem pré-requisitos, ou declaração de estar cursando o segundo ano no ano de início do Programa de Residência Médica.


Principais requisitos:

a) Ser médico (a) formado (a) ou apresentar declaração oficial da instituição de que está cursando o último período do Curso de Graduação em Medicina e apresentar certificado ou declaração de conclusão de Residência Médica em Clínica Médica ou Cirurgia Geral de instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM),  para as especialidades que exigem pré - requisitos, ou declaração de estar cursando o segundo ano no ano de início do Programa de Residência Médica;
b) Estar registrado(a) no Conselho Regional de Medicina (CRM), se já formado (a);
c) Não estar condenado (a) por sentença penal transitado em julgado;
d) Estar autorizado (a) pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar em atividade.


Previsão de Abertura
das Inscrições:

Aguardando edital, veja programação dos concursos aqui.


Etapas do Concurso:

Prova objetiva de Conhecimentos Profissionais e Verificação de Documentos.


Provas a serem realizadas:

Para os candidatos inscritos nos PRM com acesso direto, a prova escrita objetiva de Conhecimentos Profissionais terá como propósito verificar a formação básica e profissional do candidato, será única e constará de 50  questões de múltipla escolha. A prova terá igual número de questões nas áreas básicas de Clínica Médica,Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Social e Preventiva.

Para os candidatos inscritos no PRM com pré-requisito em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Operacional em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, a prova será sobre conhecimentos da respectiva área básica e constará de 50 questões de múltipla escolha.


Local de Formação do Curso:

Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD)
Rua César Zama, 185 - Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2599-5599
 


Duração:

A duração dos PRM obedecerá ao que consta nas Resoluções vigentes na Comissão Nacional de Residência Médica.


Benefícios Durante o Curso:

O candidato aprovado no PRM poderá, durante o Curso de Residência Médica, a critério da Administração Naval, optar pelo ingresso no Corpo de Saúde da Marinha (CSM).

A aprovação na prova escrita de Conhecimentos Profissionais, por ocasião da admissão ao PRM, atende ao art. 37 da Constituição Federal, desde que o candidato, no ano da opção, comprove as exigências requeridas para a inscrição no concurso público ao CSM, e, também seja aprovado na redação e nos eventos complementares do referido concurso público, conforme previsto no edital para ingresso no CSM, disponível na página oficial da DEnsM, no endereço www.ensino.mar.mil.br.

O candidato que optar pelo ingresso no CSM, uma vez aprovado, tornar-se-á Oficial da Marinha do Brasil e como tal, fará jus a todos os direitos e prerrogativas da carreira militar.

A estruturação da carreira militar inclui, também, estímulos ao desenvolvimento pessoal e à realização profissional do Oficial, de modo a se obter eficiência no exercício dos diversos cargos inerentes às atividades da Marinha, por meio de aperfeiçoamento técnico contínuo em instituições de ensino no país e no exterior.

A aprovação no processo seletivo para admissão ao PRM não garante ao candidato a efetivação do ingresso no CSM, que ficará condicionada à disponibilidade de vagas e ao cumprimento das demais etapas previstas no edital do Concurso Público para o ingresso no CSM.


Situação após o curso:

Residência médica na especialidade escolhida.


 

Posto de Inscrição da DEnsM
Rua Visconde de Itaboraí, n° 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ.