Bem-vindo à Diretoria de Ensino da Marinha

Informações Iniciais da DENSMSaúde NavalCarta de Serviços ao CidadãoSimpósio

Organizações Militares(OM) subordinadas à DENSM

Colégio Naval (CN) - Responsável por preparar jovens para ingresso na Escola Naval (EN), por meio do "Curso de Preparação de Aspirantes", destinado ao preparo intelectual, físico, moral, psicológico e militar-naval do aluno, ministrando o ensino básico em nível médio e ensino militar-naval, além da prática esportiva.

O processo de ensino-aprendizagem visa desenvolver os atribuitos morais e cívicos, aptidão física, e também despertar e aumentar a motivação pela carreira naval. Os alunos oriundos do Colégio podem ser admitidos na futura carreira de Oficial da Marinha.

Escola Naval (EN) - Responsável pela formação dos Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. O curso, com duração de cinco anos, ministrado sob o regime de internato nos quatro primeiros ano e na Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola no quinto ano, proporciona aos Oficiais uma graduação em Ciências Navais, preparando-os para o exercício de funções a bordo e em terra, ao longo de suas carreiras. A Escola Naval é a mais antiga Instituição de ensino superior do país.

Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) - Responsável pela condução do Curso de Formação de Oficiais, oriundos do meio civil, para o Corpo de Saúde, Corpo de Engenheiros Navais, Quadro Complementar, Quadro Técnico e Quadro de Capelães Navais, selecionados por meio de concurso público. O CIAW é responsável, também, pelos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Oficiais, em nível de pós-graduação, e pelos Cursos Especiais e Expeditos destinados a preparar Oficiais para o exercício de funções específicas técnico-profissionais, conforme as necessidades da Marinha.

Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) - Responsável por ministrar cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Praças, Habilitação de Sargentos e Suboficiais, e Qualificação Técnica Especial. Também conduz Cursos Especiais e Expeditos para Praças. Ministra, também, o Curso de Formação de Cabos do Corpo Auxiliar de Praças (CAP), para candidatos do Ensino Técnico de Nível Médio que ingressaram por meio de um concurso específico, visando a formação militar-naval do aluno possuidor de formação profissional técnica, capacitando-o para o exercício de suas funções no Serviço Ativo da Marinha.

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) - Responsável pelo planejamento, execução e coordenação das atividades de recrutamento necessárias à captação de pessoas para o ingresso voluntário na MB, à exceção dos Concursos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN); e responsável por exercer as atividades de sua competência na execução dos concursos públicos para ingresso na MB, dos concursos internos e exames para acesso na carreira, além dos processos seletivos determinados pela Administração Naval. Também é responsável pelo planejamento e execução das avaliações psicológicas necessárias para selecionar candidatos para ingresso nas carreiras da MB.

Organizações Militares(OM) supervisionadas funcionalmente pela DENSM

Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) - Localizadas nos Estados do Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Santa Catarina, as Escolas de Aprendizes-Marinheiros são responsáveis pela condução do Curso de Formação de Marinheiros para Ativa (C-FMN), em regime de internato e com duração de um ano letivo, no qual são ministradas disciplinas do Ensino Básico, Ensino Militar-Naval e Ensino Profissional. O Ensino Profissional é constituído de disciplinas que buscam inicializar a habilitação profissional técnica, nas áreas de Eletroeletrônica, Mecânica e Apoio, escolhidas pelos alunos no momento da inscrição para ingresso. O ingresso é realizado por meio de concurso público, sendo exigido o Ensino de Nível Médio. Nessas Escolas, busca-se a promoção da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, a fim de contribuir para o alcance das competências técnicas e comportamentais para os Marinheiros. Essas competências correspondem à formação militar e à qualificação profissional inicial, indispensáveis para execução das atividades a bordodos meios operativos e em organizações militares em terra.

 

 

Nenhum conteúdo para a página inicial foi criado ainda.