Bem-vindo à Diretoria de Ensino da Marinha

Simpósio alusivo ao 90° Aniversário da DEnsMSÍMBOLO COMEMORATIVO AOS 90 ANOS DA DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHADiretoria de Ensino promove campanha de doação de sangueDiretoria de Ensino promove simpósio alusivo ao seu 90º aniversário

Diretoria de Ensino promove campanha de doação de sangue

Diretoria de Ensino promove simpósio alusivo ao seu 90º aniversário

Organizações Militares(OM) subordinadas à DENSM

Colégio Naval (CN) - Responsável por preparar jovens para ingresso na Escola Naval (EN), por meio do "Curso de Preparação de Aspirantes", destinado ao preparo intelectual, físico, moral, psicológico e militar-naval do aluno, ministrando o ensino básico em nível médio e ensino militar-naval, além da prática esportiva.

O processo de ensino-aprendizagem visa desenvolver os atribuitos morais e cívicos, aptidão física, e também despertar e aumentar a motivação pela carreira naval. Os alunos oriundos do Colégio podem ser admitidos na futura carreira de Oficial da Marinha.

Escola Naval (EN) - Responsável pela formação dos Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. O curso, com duração de cinco anos, ministrado sob o regime de internato nos quatro primeiros ano e na Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola no quinto ano, proporciona aos Oficiais uma graduação em Ciências Navais, preparando-os para o exercício de funções a bordo e em terra, ao longo de suas carreiras. A Escola Naval é a mais antiga Instituição de ensino superior do país.

Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) - Responsável pela condução do Curso de Formação de Oficiais, oriundos do meio civil, para o Corpo de Saúde, Corpo de Engenheiros Navais, Quadro Complementar, Quadro Técnico e Quadro de Capelães Navais, selecionados por meio de concurso público. O CIAW é responsável, também, pelos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Oficiais, em nível de pós-graduação, e pelos Cursos Especiais e Expeditos destinados a preparar Oficiais para o exercício de funções específicas técnico-profissionais, conforme as necessidades da Marinha.

Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) - Responsável por ministrar cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Praças, Habilitação de Sargentos e Suboficiais, e Qualificação Técnica Especial. Também conduz Cursos Especiais e Expeditos para Praças. Ministra, também, o Curso de Formação de Cabos do Corpo Auxiliar de Praças (CAP), para candidatos do Ensino Técnico de Nível Médio que ingressaram por meio de um concurso específico, visando a formação militar-naval do aluno possuidor de formação profissional técnica, capacitando-o para o exercício de suas funções no Serviço Ativo da Marinha.

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) - Responsável pelo planejamento, execução e coordenação das atividades de recrutamento necessárias à captação de pessoas para o ingresso voluntário na MB, à exceção dos Concursos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN); e responsável por exercer as atividades de sua competência na execução dos concursos públicos para ingresso na MB, dos concursos internos e exames para acesso na carreira, além dos processos seletivos determinados pela Administração Naval. Também é responsável pelo planejamento e execução das avaliações psicológicas necessárias para selecionar candidatos para ingresso nas carreiras da MB.

Organizações Militares(OM) supervisionadas funcionalmente pela DENSM

Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) - Localizadas nos Estados do Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Santa Catarina, as Escolas de Aprendizes-Marinheiros são responsáveis pela condução do Curso de Formação de Marinheiros para Ativa (C-FMN), em regime de internato e com duração de um ano letivo, no qual são ministradas disciplinas do Ensino Básico, Ensino Militar-Naval e Ensino Profissional. O Ensino Profissional é constituído de disciplinas que buscam inicializar a habilitação profissional técnica, nas áreas de Eletroeletrônica, Mecânica e Apoio, escolhidas pelos alunos no momento da inscrição para ingresso. O ingresso é realizado por meio de concurso público, sendo exigido o Ensino de Nível Médio. Nessas Escolas, busca-se a promoção da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, a fim de contribuir para o alcance das competências técnicas e comportamentais para os Marinheiros. Essas competências correspondem à formação militar e à qualificação profissional inicial, indispensáveis para execução das atividades a bordodos meios operativos e em organizações militares em terra.

 

 

Nenhum conteúdo para a página inicial foi criado ainda.