Escola Naval realiza Páscoa Acadêmica

Ao centro Dom Fernando, à esquerda, o Capelão acompanhado do Comandante da Escola Naval

No dia 17 de maio, a Escola Naval promoveu a celebração da Páscoa Acadêmica. Um momento que acontece, anualmente, nas academias e escolas militares das Forças Armadas e Auxiliares. O Arcebispo Militar, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, presidiu a solenidade católica da Páscoa Acadêmica.

As atividades marcaram o congraçamento religioso e, especificamente, na Escola Naval é dividida em três cerimônias religiosas. A Páscoa Acadêmica tem por objetivo reunir a família militar para celebrar o mistério da vida nova em Jesus Cristo e com isto revigorar a fé e propor a comunhão entre os militares.

A missa foi realizada no Auditório Almirante Serpa e concelebrada pelo Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, CMG (CN) Paiva e pelos capelães CC (CN) Ubiratan e 1T (CN) Héliton. A atividade católica contou, ainda, com a presença do Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Marcos Borges Sertã, dos professores, dos Aspirantes e da Guarnição. No mesmo momento, o Coronel (RM1) do Exército Brasileiro Danilo Villela presidiu a reunião espírita no Auditório Ary Parreiras e o 1T (CN) Rodrigo Figueiredo celebrou o culto para a Tripulação no auditório Amazônia Azul.

A tradicional evento teve início quando os soldados que participaram da 2ª Guerra Mundial, ao voltarem para o Brasil, solicitaram que fosse realizada uma celebração, em alusão à Páscoa. Desde então, o evento tornou-se tradição entre os militares das forças armadas e auxiliares e continua sendo celebrada nas Organizações Militares do Brasil.