Escola Naval recebe doação de Espada do Almirante de Esquadra Fragelli

O Museu da Escola Naval recebeu, no último dia 21 de março, a doação de mais uma Espada para enriquecimento do seu acervo. O Almirante de Esquadra (AE) José Alberto Accioly Fragelli doou o símbolo do Oficial de Marinha em cerimônia realizada durante almoço com o Corpo de Aspirantes.

Após o evento, foi realizado desfile em continência ao AE Fragelli, seguido de visita ao museu, guiada pelo Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Newton de Almeida Costa Neto. Nesta ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de contemplar a Espada exposta em local de destaque e ao lado das outras Espadas oferecidas por outros Oficiais.

O AE Fragelli nasceu no Rio de Janeiro em 1937. Dentre o extenso currículo, podemos destacar o período enquanto Aspirante da Escola Naval, de fevereiro de 1956 a janeiro de 1959 e posteriormente Comandante do Corpo de Aspirantes, entre fevereiro de 1984 e maio de 1985.
Comandou a mais antiga instituição de Ensino Superior do Brasil, de março de 1991 a abril de 1993, foi Diretor Geral do Pessoal da Marinha entre abril de 1998 e dezembro de 1999 e Chefe do Estado-Maior da Armada entre maio de 2000 e julho de 2001.

A cerimônia contou com a presença do Almirante de Esquadra Luiz Fernando Portella Peixoto, do Diretor Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, do Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Antonio Fernando Garcez Faria, do Diretor de Finanças da Marinha, Contra-Almirante (Intendente de Marinha) Hugo Cavalcante Nogueira, do Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Liberal Enio Zanelatto e do Diretor Administrativo-Financeiro da Empresa Gerencial de Projetos Navais, Contra-Almirante (Intendente de Marinha) Marcus Vinicius Lima de Souza, demais autoridades e familiares do doador.