Escola Naval é premiada no Concurso Prêmio Qualidade Rio (PQRio - Ciclo 2018)

Concurso Prêmio Qualidade Rio (PQRio - Ciclo 2018)
A entrega do Troféu e Diploma de Nível de Gestão 5

Visando promover o contínuo processo de melhoria da gestão, bem como proporcionar maior visibilidade institucional, a EN participou nos anos de 2014, 2015, 2016/2017 e 2018 da premiação de excelência de gestão, em âmbito regional, organizado pelo Núcleo de Qualidade e Excelência em Gestão – RJ, patrocinador do Programa de Qualidade – Rio (PQRio). Adicionalmente, tal participação contribuiu para o cumprimento do preconizado no artigo 4.14 da SGM-107 (6ª Revisão).

Conforme descrito na Norma acima citada, as premiações materializam o reconhecimento pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos, referenciando os produtos e os serviços das organizações. São consequências do esforço e do comprometimento das organizações com a excelência em tudo que realizam, desde a concepção até sua aplicação e posterior monitoramento de modo a atender, e mesmo superar, as expectativas e demandas de suas partes interessadas. Traz em seu bojo a satisfação e motivação da força de trabalho, projetando a organização no meio em que atua.

Em suas pioneiras participações, a Escola Naval alcançou premiações na “Categoria Prata”, nos Ciclos 2014 e 2015; “Categoria Ouro”, no Ciclo 2016/2017; e na mais recente participação, alcançou a premiação na “Categoria Medalha Ouro”, no Ciclo 2018. A entrega do Troféu e Diploma de Nível de Gestão 5 ocorreu em 05 de dezembro, pp., no auditório da Caixa Econômica Federal, Centro-RJ, recebidos pelos Capitão de Mar e Guerra Francisco José Raposo de Alencar Marques, representando o Exmo. Sr. Contra Almirante Marcos Borges Sertã, Comandante da Escola Naval (EN) e Capitão de Mar e Guerra (RM1-CD) Paulo Fernando Borba Garcia, Assessor do Programa Netuno da EN.

O evento contou com as presenças do Exmos. Srs. Vice Almirante (IM) Sérgio Luiz de Andrade, Diretor de Abastecimento da Marinha; Contra Almirante (IM) Hugo Cavalcante Nogueira, Diretor de Finanças da Marinha; Contra Almirante (IM) Sérgio Henrique da Silva Almeida, Diretor da Caixa de Construção de Casas para o Pessoal da Marinha; e Contra Almirante (IM) Luiz Roberto Basso, Diretor de Administração da Marinha.

Houve, ainda, apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, da Banda da Escola Naval, além de área de recreação para crianças com diversas oficinas que contribuíram para abrilhantar o evento.

A tripulação da Escola Naval, militares, servidores civis e até mesmo os membros de empresas terceirizadas que, diariamente, emprestam seus esforços para o cumprimento de nossa missão institucional, devem orgulhar-se da distinção alcançada.

O relatório apresentado para avaliação da banca julgadora do PQRio compila os processos e eventos realizados no âmbito de nossa Escola. Todos reconhecemos que existem deficiências e melhorias a serem empreendidas. Este é um processo contínuo, mas a premiação ora alcançada indica que estamos no caminho correto.