Grêmio de Comunicações da EN (GCEN) realiza entrevista com cientistas alemães
No dia 20 de maio, o GCEN, indicativo radioamador PY1BJN, estabeleceu seu primeiro contato bilateral via rádio com a Estação Antártica Alemã Neumayer III, indicativo radioamador DP0GVN, por meio do Satélite Geoestacionário QO-100. O êxito no estabelecimento de contato permitiu que um grupo de Aspirantes da Escola Naval tivesse a oportunidade de entrevistar cientistas alemães, em tempo real, além de operarem em uma estação portátil, cujos equipamentos são específicos para este tipo de comunicação.

Estação de pesquisa Antártica Neumayer III
Os recursos utilizados foram emprestados e instalados pelos Sr. Hugo Ferreira e Sr. Fernando Gonzalez, PY2UGO e PY2SDN, respectivamente, oriundos de São Paulo, que ao término da entrevista ministraram uma palestra sobre o funcionamento da estação portátil e o avanço da tecnologia no aprimoramento de componentes programáveis, seja para rádio, seja para equipamentos militares avançados. No evento, também esteve presente o Diretor de Ensino da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - RJ, Sr. Antoni Dianovsky, PY1AX, que compartilhou suas experiências de carreira no radioamadorismo entre os integrantes do grêmio.

Os Aspirantes do GCEN acompanhados dos senhores Fernando, Antoni e Hugo, da esquerda para a direita
Os Aspirantes puderam, durante a tarefa, observar a aplicabilidade entre o radioamadorismo e as áreas de conhecimentos acadêmicos relevantes para formação do Aspirante da Escola Naval como, por exemplo, astronomia, eletrônica, meteorologia e línguas estrangeiras, visto que a entrevista foi feita em inglês.
Essa atividade foi mais um passo rumo à um objetivo maior. Em novembro do corrente ano, o GCEN ambiciona estabelecer comunicações HF com a Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS).