74ª edição da Regata Escola Naval

74ª edição da Regata Escola Naval
74ª edição da Regata Escola Naval

No dia 13 de outubro, pelo 74º ano consecutivo, a Baía de Guanabara foi o cenário da Regata Escola Naval, a maior e mais tradicional regata realizada na América Latina. A competição, criada em 1946 pelo Grêmio de Vela da Escola Naval, acontece tradicionalmente no Dia do Velejador, comemorado no segundo domingo do mês de outubro.

Participaram da regata 240 veleiros de diversas classes existentes no Brasil, totalizando 740 competidores. Nesta edição, o veleiro oceânico “Samurai Rio”, comandando por Luiz Armando P. G. Justo, foi o “fita azul” (cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no tempo real). Na ocasião, também foram disputadas a 30ª Meia Maratona de Canoagem Oceânica e a Regata a Vela de Rádio Controlados.

A 74ª Regata Escola Naval contou com a participação de nove Marinhas Amigas: Alemanha, Argentina, Chile, Itália, Holanda, Portugal, Peru, Reino Unido e Uruguai. Nesta disputa, pelo terceiro ano consecutivo, a primeira colocação ficou com a Marinha do Brasil, seguido do barco com Aspirantes uruguaios, e, na terceira posição, o veleiro tripulado pela Marinha da Itália.

Premiação das Marinhas Amigas

Os visitantes que prestigiaram a competição também tiveram acesso a diversas atrações em terra firme – exposições de várias Organizações Militares da Marinha do Brasil, apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, visitação ao Museu e ao Planetário da Escola Naval, além da oficina de nós e voltas.