Projeto Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha

Após pesquisa e estudos realizados pela Marinha, o futuro Navio de Apoio Antártico teve recentemente seu nome escolhido, devendo ser batizado como “Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha”, com o indicativo visual “H22”, sendo esse o segundo navio da MB que terá a honra de ostentar o nome desse importante personagem de nossa história.

Nascido no Rio de Janeiro em 1846 e tendo ingressado na MB em 1861, o Contra-Almirante Luiz Filipe de Saldanha da Gama, ao longo de sua extensa carreira naval, se destacou em diversas oportunidades, como na Campanha do Uruguai (1864-1865) e na Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870), nessa especialmente nos bombardeios de Curupaiti, Angostura, Humaitá e Timbó. Foi Comandante da Corveta Parnaíba, tendo realizado viagem de estudos e observações astronômicas no extremo sul da América, considerado marco pioneiro das ações brasileiras na região austral. Mais tarde foi eleito o primeiro presidente do recém-fundado Clube Naval. Foi ainda Comandante do Cruzador Almirante Barroso na viagem de instrução de 1886 e Diretor da Escola Naval, a partir de 1892. Participou da Revolta da Armada (1893), tendo tombado heroicamente na Batalha de Campo Osório, em Sant´Ana do Livramento – RS, onde perdeu a vida montado em um cavalo e ferido com uma lança no peito, durante a Revolução Federalista (1893-1895).

O agora denominado Projeto Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha encontra-se em pleno andamento e a construção do navio ocorrerá nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, situado no município de Aracruz (ES), com entrega prevista à Marinha em 2025 e havendo a previsão de criação de cerca de 600 empregos diretos e 6 mil indiretos.

 

Português, Brasil

Notícias

A EMGEPRON, representada por sua Diretoria Executiva, e a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando da Força de Superfície (ComForSup), assinaram, em 19 de maio, um contrato de gerenciamento do Projeto Executivo do Período de Manutenção do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”.

No dia 17 de maio, os alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário Vale do Iguaçu (UGV), localizado no município de Porto União/PR, realizaram uma visita às instalações do ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí – SC

Em 15 de maio, o Diretor-Presidente da EMGEPRON recebeu, no Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí/SC, o Secretário de Produtos de Defesa.