Projeto Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha

Após pesquisa e estudos realizados pela Marinha, o futuro Navio de Apoio Antártico teve recentemente seu nome escolhido, devendo ser batizado como “Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha”, com o indicativo visual “H22”, sendo esse o segundo navio da MB que terá a honra de ostentar o nome desse importante personagem de nossa história.

Nascido no Rio de Janeiro em 1846 e tendo ingressado na MB em 1861, o Contra-Almirante Luiz Filipe de Saldanha da Gama, ao longo de sua extensa carreira naval, se destacou em diversas oportunidades, como na Campanha do Uruguai (1864-1865) e na Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870), nessa especialmente nos bombardeios de Curupaiti, Angostura, Humaitá e Timbó. Foi Comandante da Corveta Parnaíba, tendo realizado viagem de estudos e observações astronômicas no extremo sul da América, considerado marco pioneiro das ações brasileiras na região austral. Mais tarde foi eleito o primeiro presidente do recém-fundado Clube Naval. Foi ainda Comandante do Cruzador Almirante Barroso na viagem de instrução de 1886 e Diretor da Escola Naval, a partir de 1892. Participou da Revolta da Armada (1893), tendo tombado heroicamente na Batalha de Campo Osório, em Sant´Ana do Livramento – RS, onde perdeu a vida montado em um cavalo e ferido com uma lança no peito, durante a Revolução Federalista (1893-1895).

O agora denominado Projeto Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha encontra-se em pleno andamento e a construção do navio ocorrerá nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, situado no município de Aracruz (ES), com entrega prevista à Marinha em 2025 e havendo a previsão de criação de cerca de 600 empregos diretos e 6 mil indiretos.

 

Português, Brasil

Notícias

No dia 15 de maio, como parte da programação da SC EXPO DEFENSE, a EMGEPRON, em conjunto com a Águas Azuis e a FIESC, promoveu uma visita guiada à thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) para apresentar às empresas da região o processo produtivo de construção das Fragatas Classe Tamandaré.

Na terça-feira (14/05), alunos dos cursos de graduação, especialização e mestrado em Negócios Internacionais da Universidad Politecnico Grancolombiano, localizada em Bogotá – Colômbia, visitaram a sede da EMGEPRON.

Em 16/05, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) participou da formalização da Câmara de Nacionalização, durante a solenidade de abertura da SC EXPODEFENSE, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.