Programa Fragatas Classe Tamandaré: primeiro corte de aço marca início da construção da segunda Fragata

Em 1º de novembro, o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) atingiu mais um importante marco na construção das Fragatas Classe Tamandaré. Conduzido pelo CEO da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), Sr. Holger Tepper, coube ao Diretor de Gestão de Programas da Marinha, Vice-Almirante (EN) Celso Mizutani Koga o acionamento da máquina que realizou o primeiro corte de aço do segundo navio da Classe Tamandaré, que será batizado de Fragata “Jerônimo de Albuquerque” - F201.

O evento, que marca o início da construção do segundo navio, contou com a presença do Coordenador-Geral de Programas Estratégicos da Marinha na EMGEPRON, Vice-Amirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior; do Gerente Executivo do PFCT na EMGEPRON, CMG (RM1-EN) Roberto Moura; e do CEO da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis (SPE AA), Sr. Fernando Queiroz; além de militares e civis que atuam na construção e fiscalização das Fragatas.

A construção desse navio seguirá em paralelo à da Fragata “Tamandaré” - F200, cujo lançamento está previsto para ocorrer em meados de 2024, fazendo parte do mais moderno e inovador projeto naval desenvolvido no país.

Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela SPE AA e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), o PFCT prevê a construção, em território nacional, de quatro navios de defesa de alta complexidade tecnológica e com capacidade operacional para proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), com transferência de tecnologia e o fomento à indústria local e a construção naval no país.

Primeiro corte de aço marca início da construção da segunda Fragata.