Programa Energia Naval: EMGEPRON atua em projeto de transição energética
A EMGEPRON atua em projetos de transição energética ao gerenciar o Programa de Energia Naval da Marinha do Brasil (MB). O programa, coordenado pelo Comando de Operações Navais, tem como principais metas: reduzir custos com energia elétrica, implantar novas tecnologias voltadas para a eficiência energética, aumentar a utilização de energias renováveis e diminuir a participação de combustíveis fósseis na composição das matrizes energéticas empregadas.
O projeto insere a MB no ambiente do Mercado Livre (ML), sistema de contratação livre em que as partes negociam as condições conforme suas necessidades e perfil de consumo, através da migração das Organizações Militares (OM) para este modelo. A EMGEPRON conduz as ações junto às OM, inicialmente por meio da realização de estudos técnicos de medição de consumo de energia, e, após, presta assessoria de viabilidade técnica, financeira e jurídica para negociações junto a este mercado. Através dessa análise é possível apresentar melhores práticas do mercado de energia, com a finalidade de apresentar soluções mais eficientes e sustentáveis para a redução do consumo e, ou das despesas de energia elétrica da MB.
Ao todo 12 OM já realizaram a migração para o ML proporcionando redução de até 34% (em média) nas faturas de energia. O programa prevê que, no início de 2025, mais de 50% da carga da MB já esteja no ML e que, ao final do mesmo ano, todas as OM elegíveis já tenham iniciado o processo de migração. A médio prazo há a expectativa de abrir espaço orçamentário para a realização de investimentos em Eficiência Energética e futuramente alcançar a autossuficiência energética da MB.