Notícias

Nesta terça-feira (02.04), a EMGEPRON iniciou sua participação na 5ª edição da LAAD Security and Defence, na cidade de São Paulo.

A EMGEPRON tem investido em projetos de elevado valor agregado e de significativa participação de tecnologia nacional, como do Navio-Patrulha nacional de 500 toneladas (NPa-500BR) e da embarcação autônoma de superfície multipropósito USV SUPPRESSOR.

Entre os dias 02 e 04 de abril, a EMGEPRON estará presente na 5ª edição da LAAD Security and Defence, na cidade de São Paulo.

No dia 15 de março, a EMGEPRON recebeu da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), em conjunto com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), o certificado do “Programa Patronos da Cultura Naval”, relativo ao período 2023/2024.

Na última sexta-feira (15.03) a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Marinha do Brasil (MB), representada pela Diretoria Industrial da Marinha (DIM), celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com objetivo de estruturar modelos de negócios relacionados à manutenção dos meios da MB.

Com o objetivo de promover diálogos e apresentar ideias para impulsionar o potencial da Economia Azul na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Casa G20 em Ipanema-RJ, sedia a Missão OCDE – Rio Metrópole Azul, entre os dias 11 e 15 de março.

No período de 26 de fevereiro a 17 de março, o Navio Bossa Nova Spirit estará atracado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), graças à atuação da EMGEPRON.

A EMGEPRON é uma empresa certificada pela norma ISO 9001-2015 que garante o atendimento aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A EMGEPRON tem suas ações calcadas em princípios éticos e de integridade, os quais, além de reforçar a responsabilidade em promover uma gestão transparente, são norteadores de boas práticas de governança, integridade e valorização humana.

A EMGEPRON é uma Empresa pública ligada ao Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha do Brasil. Tal condição, coloca à Empresa o desafio de atender políticas públicas que estejam no escopo de atuação do Ministério da Defesa/Marinha do Brasil (MB).

Em atendimento ao artigo 8º da Lei nº 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais), a EMGEPRON publica anualmente a atualização da sua Política de Transações com Partes Relacionadas, a Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa e a sua Política de Divulgação de Informações.

Nesta quarta-feira (07.02) a EMGEPRON firmou os termos do Contrato com a TideWise, em uma parceria estratégica de construção de drones navais que vai revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do País.

Em 2023, a EMGEPRON conquistou a 1ª colocação do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB) como destaque entre “estatais, sociedades de economia mista e paraestatal”, concorrendo com diversas organizações distribuídas em todo o território nacional.

No dia 24 de janeiro, a EMGEPRON participou do lançamento da iniciativa chamada ‘BNDES Azul’ realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em 24 de janeiro, o Secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro e seu Subsecretário-Adjunto de Economia no Mar realizaram uma visita ao tkEBS para conhecer o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT),

Há 4 anos, visando o atendimento da recente legislação e normas públicas, a EMGEPRON instituiu a Assessoria de Governança, Integridade e Conformidade Corporativa (AGCIC), subordinada diretamente ao Presidente da Empresa.

Na última quarta-feira (24.01), a EMGEPRON participou do lançamento da iniciativa chamada ‘BNDES Azul’ realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em 24 de janeiro, o Secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro visitou a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí – SC, para conhecer o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).

Você sabia que a EMGEPRON é uma empresa pública, não dependente do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil?

Em 2023, a EMGEPRON conquistou o certificado "Top 10 Defense Solutions Providers da América Latina em 2023” da Revista Internacional “Aerospace and Defense” Edição América Latina.

Na quinta-feira (07.12) encerrou-se a 9ª edição da feira EXPODEFENSA com êxito na participação da EMGEPRON.

Com o objetivo de realizar intercâmbio de conhecimentos, delegação da Universidad Santo Tomás de Bogotá - Colômbia, visitou a sede da EMGEPRON na última quinta-feira (30.11).

A Rede Governança Brasil (RGB) é um grupo colaborativo e qualificado tecnicamente, composto por servidores públicos, professores e especialistas que trabalham de forma voluntária, gratuita e conjunta, com o objetivo de disseminar as boas práticas de Governança no Setor Público Brasileiro.

Na manhã de quinta-feira (30NOV) a EMGEPRON recebeu a delegação da AEL para a assinatura de um memorando de entendimentos e Acordo de confidencialidade.

Em 27 de novembro, o Diretor-Presidente da Emgepron e o CEO da SPE Águas Azuis receberam, na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí - SC, o Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, demais representantes da Frente Parlamentar e o Comandante do 5º Distrito Naval.

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) vem, por meio desta nota, esclarecer os fatos mencionados nas notícias divulgadas pelos principais veículos nacionais,  sobre a pauta “ Rombo nas estatais”, em que a empresa é citada.

No período de 13 a 19 de novembro, em Natal-RN, a EMGEPRON participou da I Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar.

Em 31 de outubro, o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí - SC, onde estão sendo construídas as quatro Fragatas Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, recebeu a visita de docentes da UNIVALI.

Em 1º de novembro, o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) atingiu mais um importante marco na construção das Fragatas Classe Tamandaré: o primeiro corte de aço do segundo navio da Classe Tamandaré, que será batizado de Fragata “Jerônimo de Albuquerque” - F201.

No período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, foi realizada a terceira edição do Congresso de Operações Policiais (COP-2023).

A EMGEPRON, em parceria com a TideWise, concluiu, na sexta-feira (27/10), a participação na Operação MINEX-2023, que trata-se de um exercício de Guerra de Minas da Marinha do Brasil, realizado regularmente na Baía de Todos os Santos, Salvador-BA.

No dia 26 de outubro aconteceu a última etapa de demonstração de capacidades do SUPPRESSOR X durante a operação MINEX 2023.

Nesta manhã (25) foi realizado o emprego do SUPPRESSOR X na busca e localização de minas navais de exercício, lançadas por navio da Marinha do Brasil (MB), simulando um campo minado.

Na manhã de hoje (24), o USV SUPPRESSOR X realizou a ‘corrida’ da raia magnética, por ocasião da Operação MINEX-2023, na Baía de Todos os Santos, Salvador-BA.

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) apresentará projeto de embarcação autônoma durante a Operação MINEX-2023, que ocorrerá no período de 23 a 27 de outubro.

A cerimônia, tradicionalmente chamada “Batimento de Quilha”, que marca o processo de construção de navios, dará início à materialização do projeto do futuro Navio Polar “Almirante Saldanha”.

Com o intuito de promover a atividade de controle interno no âmbito do Ministério da Defesa (MD), no dia 04 de outubro foi realizada, em Brasília-DF, a quinta edição do Simpósio Conjunto de Controle Interno do MD.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Defesa (MD) promoveram, nos dias 26 e 27 de setembro, o Seminário “4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e o Desenvolvimento Nacional”.

Em 04 de outubro, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, visitou as instalações do Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, local onde está em desenvolvimento o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).

Nos dias 25 e 26 de setembro a EMGEPRON participou da Operação Guinex-III em Cabo Verde.

No dia 25 de setembro a EMGEPRON recebeu a comitiva do Curso de Informação Militar (CIM 2023) da Escola Superior de Guerra da Colômbia (ESDEG).

Na sexta-feira (15/09), a EMGEPRON encerrou sua participação na 22ª Defence and Security Equipment International - DSEI 2023, considerada uma das maiores e mais importantes feira de negócios dos segmentos de defesa e de segurança do cenário mundial.

No dia 05 de setembro, foi realizada no escritório do Banco Nacional de um Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, uma reunião para debater ações e iniciativas para desenvolvimento e modernização das Forças Armadas, além da ampliação das oportunidades de negócios para as empresas da Base Industrial de Defesa (BID).

No período de 22 a 24 de agosto, a EMGEPRON participou da 17ª edição da Navalshore como uma das associadas no estande do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ). Nessa edição, a feira contou com 90 expositores e recebeu cerca de 12 mil visitantes, entre armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais.

em 24 de agosto, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promoveu, com a presença do seu Diretor de Relações Institucionais, ex-Ministro Márcio Fortes; e do Secretário Estadual de Energia e Economia do Mar, Deputado Federal Hugo Leal; uma reunião sobre o projeto do Novo Terminal Pesqueiro, que será instalado na área do antigo estaleiro Caneco, no Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro

A EMGEPRON e a Diretoria Industrial da Marinha (DIM) divulgaram a intenção de formar uma parceria estratégica entre as instituições, por meio da formalização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar a estruturação de modelos de negócio voltados à condução de Programas e Projetos de Construção, Modernização, Revitalização, Manutenção, Reparação e Desfazimento dos navios e embarcações da Marinha do Brasil.

A EMGEPRON, representada pelo seu Diretor-Presidente e o Diretor Técnico-Comercial, participou, em 07 de agosto, na Associação Comercial da Bahia, da palestra “Economia do Mar – Cluster Tecnológico Naval”.

Oficiais Engenheiros Navais e Engenheiro de Tecnologia Militar da Diretoria Industrial da Marinha (DIM) e do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) visitaram, no dia 19 de julho, as instalações do thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí-SC, onde estão sendo construídas as Fragatas Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil, sob fiscalização da EMGEPRON.

O Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Edesio Teixeira Lima Junior, representando o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) e o Diretor Geral do Material da Marinha (DGMM) e Presidente do Conselho de Administração da EMGEPRON, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, estiveram em Brasília, em 10 de julho, para apresentar uma abordagem inicial para a Retomada da Indústria Naval ao Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS), Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira.

Em 27 de junho, no Gabinete do Comandante da Marinha, em Brasília, a EMGEPRON, e o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) participaram de um encontro com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).

A EMGEPRON, em 19 de junho, participou da primeira reunião ordinária da Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN), realizada na Casa da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

No dia 07 de junho, na Escola Superior de Guerra (ESG), a EMGEPRON participou da cerimônia em homenagem aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Dia da Marinha, comemorada em 11 de junho.

Em 06 de junho, o Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, onde estão sendo construídas as Fragatas Classe Tamandaré, sob fiscalização da EMGEPRON, recebeu a visita de 135 aprendizes-marinheiros da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC)

Leia a Ordem do Dia Nº 1 / 2023 feita pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) EDESIO TEIXEIRA LIMA JUNIOR, sobre o 41º Aniversário da Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON.

A EMGEPRON, representada por sua Diretoria Executiva, e a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando da Força de Superfície (ComForSup), assinaram, em 19 de maio, um contrato de gerenciamento do Projeto Executivo do Período de Manutenção do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”.

No dia 17 de maio, os alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário Vale do Iguaçu (UGV), localizado no município de Porto União/PR, realizaram uma visita às instalações do ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí – SC

Em 15 de maio, o Diretor-Presidente da EMGEPRON recebeu, no Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí/SC, o Secretário de Produtos de Defesa.

No dia 12 de maio, a Fábrica Almirante Jurandyr da Costa Müller de Campos (FAJCMC) recebeu uma visita técnica de Comitiva das Forças Armadas dos EUA e, também, do Exército Brasileiro.

Em 09 de maio, na sede da EMGEPRON, o Ministério da Defesa (MD), com apoio da Marinha do Brasil, organizou uma rodada de negócios entre representantes das empresas e dos Governos da Índia e do Brasil.

Foi realizada, em 05 de abril de 2023, a Cerimônia de Inauguração do Escritório da EMGEPRON nas instalações da Sociedade de Propósito Específico (SPE) POLAR 1, no Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), localizado no município de Aracruz (ES).

Em 20 de abril, o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) recebeu a visita de 37 militares do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e do Navio Patrulha “Benevente”.

Após quatro dias de programação, a EMGEPRON encerrou com um saldo extremamente positivo sua participação na 13ª LAAD Defence & Security 2023.

Em 11 abril, iniciou a 13ª LAAD Defence & Security 2023, feira que ocorre a cada dois anos e reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para as Forças Armadas, forças auxiliares, além de gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura.

A EMGEPRON, de 03 a 05 abril, participou do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, realizado na Câmara de Comércio da Cidade de Rio Grande, Rio Grande – RS.

No dia 24 de março, a EMGEPRON, representada por sua Diretoria Executiva e seu Coordenador Geral de Programas Estratégicos, participou da Cerimônia do batimento da quilha do primeiro navio do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) da Marinha do Brasil (MB).

Em 10 de março, a EMGEPRON encerrou a sua participação na Colombiamar-2023, evento organizado pela COTECMAR, que contou com a presença de grandes players do setor naval, ratificando o interesse internacional naquele país e a sua relevância na Indústria Naval da América Latina.

Dando continuidade à participação da Empresa na COLOMBIAMAR, o Diretor-Presidente da EMGEPRON participou de uma reunião, em 09 de março, com o Comandante da Armada Nacional da República da Colômbia, Vice-almirante Francisco Hernando Cubides Granados.

No dia 07 de março, o Diretor-Presidente da EMGEPRON realizou uma visita ao Embaixador do Brasil na Colômbia, Sr. Paulo Estivallet de Mesquita, em Bogotá, na Colômbia.

O Diretor-Presidente da EMGEPRON, no último dia da Colombiamar, em Cartagena das Índias (Colômbia), teve a oportunidade de expor ao público presente a expertise da Empresa no gerenciamento de projetos de grande complexidade, bem como o seu portfólio de produtos e serviços,

No dia 08 de março, por ocasião da abertura da Colombiamar, o Diretor-Presidente da EMGEPRON participou de uma reunião com o Comandante Geral da Armada do Equador, Vice-Almirante John Merlo León.

Em 01 de março, o Diretor-Presidente e o Chefe do Departamento de Promoção Comercial da EMGEPRON, participaram do “Fórum Desenvolve RJ - um estado de oportunidades e investimentos”, promovido pelo Governo do Estado.

Em 09 de fevereiro, na sede da Empresa, foi assinado o memorando de entendimentos entre a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e a EMGEPRON. O referido documento estabelece os termos que definem uma estratégia comercial para os produtos de ambas as Empresas.

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra BETTEGA, e comitiva, realizou uma visita, acompanhado do Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) EDESIO, no Escritório de Apoio da EMGEPRON e no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), ambos em Itajaí - SC, onde estão sendo construídos os navios do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).

Em 27 de janeiro, na sede da Firjan, foram entregues os anais do Seminário Internacional Economia Azul do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ).

Em 20 de janeiro, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2023”, 130 aspirantes cursando o 3º e o 4º ano da Escola Naval, visitaram o Thyssenkrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, quando puderam observar as obras de construção da Fragata Tamandaré, primeiro navio da nova classe de escoltas da MB.

No dia 11 de janeiro de 2023, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, acompanhado de comitiva da Empresa e de Diretores da SPE Águas Azuis, Embraer e Atech, realizou uma visita ao Estaleiro tkEBS, em Itajaí - SC, com o propósito de verificar o atual estágio de construção da Fragata Tamandaré, a primeira da Classe, cuja construção teve início em 04 de setembro de 2022.

Na última quarta-feira, 14 de dezembro, a EMGEPRON e a Marinha do Brasil (MB), representada pela Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos (DGePM), celebraram, na Sede da Empresa, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que possibilitará a cooperação mútua e prestação de apoio recíproco com vistas à seleção de parceiro tecnológico para a construção de um novo Navio Patrulha de 500 toneladas (NPa500),

No período de 06 a 08 de dezembro, a EMGEPRON, representada pela Diretoria Técnico-Comercial, participou da 7ª Mostra BID Brasil, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.

No dia 22 de novembro, a EMGEPRON recebeu a visita dos representantes da Comissão de Ética da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, com o propósito de realizar troca de experiências entre as Comissões de Ética de ambas as organizações.

A comitiva da EMGEPRON, convidada pelos representantes do Comitê da Indústria Defesa (COMDEFESA), participou, em 21 de novembro, de uma apresentação no Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Após pesquisa e estudos realizados pela Marinha, o futuro Navio de Apoio Antártico teve recentemente seu nome escolhido, devendo ser batizado como “Navio de Apoio Antártico Almirante Saldanha”, com o indicativo visual “H22”, sendo esse o segundo navio da MB que terá a honra de ostentar o nome desse importante personagem de nossa história.

No dia 05 de outubro, a EMGEPRON e a TIDEWISE apresentaram a embarcação não-tripulada de superfície (USV, da sigla em inglês) TUPAN, a primeira embarcação autônoma certificada pela Marinha do Brasil, com tecnologia nacional.

Após a assinatura do Contrato para aquisição, por construção no País, do Navio de Apoio Antártico, com a POLAR 1 Construção Naval SPE Ltda, em maio do corrente ano, deu-se mais um importante passo em direção à consecução do Projeto, com a declaração da Eficácia do Contrato em 24 de agosto e o estabelecimento da Data de Início da sua execução em 12 de setembro de 2022, com prazo de entrega do navio em 36 meses, ou seja, em setembro de 2025.

Em 12 de setembro, o telejornal Bom Dia Santa Catarina, do grupo Globo, destacou a importância do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), da Marinha do Brasil, para a economia, o investimento em tecnologia, a infraestrutura e a geração de empregos para a Indústria Naval do município de Itajaí, localizado no estado de Santa Catarina

Há cerca de três anos, após dois anos de um longo e meticuloso processo de escolha de uma parceria para a obtenção, por construção no Brasil, de uma classe de

Entre os dias 16 e 18 de agosto, a EMGEPRON foi expositora na Navalshore, uma das maiores feiras do setor Naval, participando do estande do Cluster Tecnológico Naval do Rio de janeiro (CTN-RJ) (www.clusternaval.org.br), no qual é uma das empresas associadas.

Em 04 de agosto, a EMGEPRON recebeu comitiva da FIERN, liderada pelo seu presidente, Sr. Amaro Sales, para debater o desenvolvimento do setor de energias renováveis no Brasil e no Rio Grande do Norte.

A EMGEPRON participou das apresentações ocorridas nos dias 25 e 26 de julho, no Rio Grande do Sul, por ocasião da Jornada de Mentalidade Marítima e Economia Azul.

No período de 25 a 29 julho, a EMGEPRON participou da XV Conferência dos Ministros da Defesa das Américas (CMDA), em Brasília.

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, logo após a assinatura do Memorando de Entendimentos na Feira Internacional Aeroespacial de Farnborough, a EMGEPRON visitou a sede e as instalações industriais da Leonardo - Societa per Azioni, empresa italiana presente no Brasil desde os anos 70, que trabalhará em conjunto com a EMGEPRON no desenvolvimento de variados negócios nas áreas de Defesa e Segurança

EMGEPRON e a empresa italiana LEONARDO - SOCIETA PER AZIONI assinam Memorando de Entendimentos durante a Feira Internacional Aeroespacial de Farnborough, no Reino Unido.

Em 20 de junho, a EMGEPRON, participou, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), da cerimônia de entrega do Diploma José Alencar ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ).

Em 21 de junho, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, acompanhado do Coordenador Geral de Programas Estratégicos e integrantes da Gerência do Programa Fragatas Classe Tamandaré, participou da Cerimônia de Apresentação da Seção de Qualificação (Mockup) das Fragatas Classe Tamandaré (FCT), que corresponde a um dos blocos do navio, a Praça de Máquinas Auxiliares Avante.

No dia 08 de junho, a EMGEPRON, representada pelo Chefe do Departamento de Promoção Comercial, CMG (RM1) Sochaczewski, participou da visita dos representantes do Colégio Nacional de Defesa da Nigéria, ao Quartel General do Exército (QGEx), em Brasília.

A Marinha do Brasil, a EMGEPRON e a Polar 1 Construção Naval SPE Ltda, Sociedade de Propósito Específico constituída pelo Estaleiro Jurong Aracruz Ltda. e SembCorp Marine Specialised Shipbuilding PTE. Ltda., assinaram, na tarde de 13/06, o contrato de construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt).

No dia 09 de junho, a EMGEPRON, representada pelo Chefe do Departamento de Promoção Comercial, CMG (RM1) Sochaczewski, participou da visita do Colégio Nacional de Defesa da Índia no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

No dia 24 de maio, o Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio visitou a sede do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) em Natal-RN.

No final de maio, a EMGEPRON, representada pelo seu Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, participou do Seminário “Energia: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades”, promovido pela Firjan em conjunto com o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ).

Há exatos quarenta anos era publicada a Lei de número 7.000, criando a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) à luz da necessidade de se constituir uma empresa pública não dependente do orçamento federal destinada a contribuir para a renovação dos meios do Poder Naval e atender à Marinha do Brasil em suas demandas por serviços e materiais.

Nos dias 01 e 02 de junho, a EMGEPRON participou do “Brésil Sénégal Jours de la Defense”, evento virtual, promovido pelo Ministério da Defesa, para apresentação das empresas aeronáuticas e de defesa brasileiras para autoridades governamentais e militares do Senegal.

Em 24 de maio, a EMGEPRON, representada pelo Diretor-Presidente, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, assinou um acordo de cooperação com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN).

Em 21 de maio, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra CUNHA, e o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (IM) EDESIO, acompanhados de suas respectivas comitivas, realizaram uma visita técnica ao thyssenkrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), onde serão construídas as quatro Fragatas Classe Tamandaré.

A EMGEPRON e a Marinha do Brasil participaram do 32º Simpósio Internacional de Balística, promovido pela International Ballistics Society (IBS), que ocorreu no período de 09 a 13 de maio, na cidade de Reno, Nevada - EUA.

Nos dias 19 e 20 de maio, em Florianópolis, ocorreu a 2ª edição da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa.

Diretor-Presidente apresentou as capacidades da Empresa e os negócios conduzidos, bem como as oportunidades criadas a partir da iniciativa do Cluster Tecnológico Naval.

 

Em 26MAR, a EMGEPRON recebeu a visita do Comandante da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU), Almirante Jorge Wilson.

No período de 22 a 24 de março, em Florianópolis, foi realizada a segunda edição do Congresso de Operações Policiais (COP- 2022). O evento é direcionado para membros das forças de defesa e segurança do país.

Nos dias 23 e 24 de março, o Ministério da Defesa (MD) realizou o Simpósio de Adidos de Defesa Estrangeiros – 2022, com o propósito de estreitar e fortalecer o relacionamento com os adidos acreditados no País.

A EMGEPRON parabeniza o Corpo de Intendentes da Marinha pelo comprometimento, excelência em gestão e busca pelos melhores resultados para auxiliar a Marinha do Brasil no cumprimento de sua Missão.

Foi realizada, em 22 de fevereiro de 2022, em Aracruz - ES, visita do Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, e comitiva, ao Estaleiro Jurong Aracruz Ltda (EJA)

No dia 16 de fevereiro, a EMGEPRON recebeu uma Comitiva da Armada do Equador (ARE) chefiada pelo seu Comandante Geral, Contra-Almirante Brúmel Vásquez Bermúdez.

Em 15 de fevereiro, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, VA (RM1-IM) Edesio, o Coordenador Geral de Programas Estratégicos, VA (RM1) Pontes Lima, o Gerente Executivo do Programa Fr

Em 10 de fevereiro, a EMGEPRON e a Smart Power Defesa e Segurança Ltda, empresas associadas do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, firmaram um contrato de representação

No dia 8 de fevereiro de 2022, a EMGEPRON e a FINTECH DEFESA assinaram Memorando de Entendimento, cujos objetivos são a construção de modelagens financeiras adequadas ao financi

A EMGEPRON, representada pelo Assessor de Governança, Conformidade e Integridade, CMG (RM1) Guimarães e pelo Assessor-Adjunto de Compliance e Integridade, Sr. Almir, participou da 2ª Edição do Prêmio da Rede de Governança Brasil (RGB) em Brasília.    A RG

A EMGEPRON, representada pelo Assessor de Governança, Conformidade e Integridade, CMG (RM1) Guimarães e pelo Assessor-Adjunto de Compliance e Integridade, Sr.

Ao nos aproximarmos do fim do ano de 2021, é oportuno fazermos uma reflexão sobre todos os desafios e superações pelas quais a EMGEPRON e todos nós nos defrontamos ao longo dess

No período entre 20 de novembro a 2 de dezembro de 2021 ocorreu, nas instalações da Thyssenkrupp Marine Systems GmBH (tkMS) em Hamburgo, na Alemanha, o encontro técnico de avali

A EMGEPRON participou como expositora da 6ª Mostra BID Brasil que foi realizada durante os dias 7 e 9 de dezembro no Centro de Convenções de Brasília.

Foi realizada, em 08 de dezembro de 2021, uma visita técnica de comitiva da EMGEPRON composta por membros da equipe

A EMGEPRON participou, na quarta-feira, 10 de novembro, com a presença do seu Diretor-Presidente, VA

Nos dias 20 e 21/10, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), foi realizado o I Seminário e-Navigation “Desafio e Oportunidades”.

No dia 01 de novembro, a EMGEPRON participou da visita da Comitiva de Honduras, representada pela Vice-Ministra da Defesa, Sra. Heidy Portillo;

No dia 29 de outubro de 2021, o Deputado Cel. Armando (PSL-SC), acompanhado dos seus Chefe de Gabinete, Gen.Div (R1) Humberto Madeira, e Assessor, Cel. (R1) João Neves, visitaram a Sede da EMGEPRON.

Em 18 de outubro, na sede da Empresa, foram assinados o Memorando de Entendimentos e o Acordo de Confidencialidade entre a TideWise Engenharia e Serviços Navais Ltda e a EMGEPRON.

A EMGEPRON celebrou um convênio técnico com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Na segunda-feira (16/08), às 22h, foi transmitido no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio no Youtube a entrevista com o Diretor-Presidente da EMGEPRON, VA (RM1-IM) Edesio sobre o plano de ação do cluster.

A Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (ACNT-RJ) promoveu, na segunda-feira (16/08), a entrega das placas de boas-vindas para as primeiras 26 (vinte e seis) empresas associadas.

Próximo de completar um ano de implementação do seu escritório em Itajaí-SC, a EMGEPRON inaugurou, em 27 de julho 2021, mais um espaço no município agora volt

No dia 01 de julho, o Diretor Técnico-Comercial da EMGEPRON, VA (RM1) Brasil, participou da Warships & OPV Latin America Conference.

A EMGEPRON apresentou nesta segunda-feira (28/06), o webinar - Edital de Eficiência Energética com o objetivo de divulgar o conceito do edital que pretende contratar ESCOs que e

No dia 21 de junho, a EMGEPRON, representada pelo Diretor-Presidente, VA (RM1-IM) Edesio, participou da Audiência Pública virtual da Comissão de Indústria Naval, de Offshore e d

A EMGEPRON esteve reunida, no dia 13 de maio, com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A EMGEPRON, representada pelo Vice-Almirante (RM1) Brasil, Diretor Técnico-Comercial, realizou, nos dias 07 e 08/04, três encontros virtuais com os adidos militares lotados no e

Para aprofundar o entendimento e fortalecer a imagem da EMGEPRON perante os Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítima (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN), a

Representantes da EMGEPRON e da Câmara de Comércio Norueguesa-Brasileira (NBCC) se reuniram, no dia 29 de abril, para discutir questões relacionadas à Empresa e ao Cluster Tecno

No dia 06 de maio foi realizada a reunião remota, pelo sistema Microsoft Teams, entre os representantes da EMGEPRON e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

Foi realizado, no dia 27 de abril, o evento on-line “Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, o caminho para o desenvolvimento econômico e social do estado”.

A manobra de docagem do navio Mercosul Itajaí, navio porta-contentores que possui um comprimento total de 194,87 metros e 32,25 metros de largura, foi realizada no Arsenal de Ma

O Diretor Técnico-Comercial, VA (RM1) Flávio Macedo Brasil, e o Coordenador de Desenvolvimento de Negócios, CMG (RM1) Alexey Bobroff Daros, da EMGEPRON, realizaram, no dia 18 de

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) assinou o contrato com o Consórcio Águas Azuis, composto pelas empresas: Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segu

Após 18 meses, chega ao final a fase de construção do Barco Hospital Papa Francisco.

No dia 6 de junho, na sede da embaixada do Brasil na Argentina, foi realizado o Seminário da Indústria de Defesa e Segurança Brasil - Argentina.

No dia 26 de abril, na sede da Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON, no Rio de Janeiro, ocorreu a primeira reunião do processo de contratação do Consórcio Águas Azuis

A EMGEPRON participará como expositora na “Latin America Aerospace and Defence – LAAD 2019”, a realizar-se de 02 a 05 de abril, estande B.40 - Pavilhão 2, no Riocentro, Rio de J

No dia 13 de dezembro, durante a Cerimônia do Dia do Marinheiro, realizada no Museu dos Fuzileiros Navais, as empregadas Ingrid Freitas de Medeiros e Michele Rodrigues Miranda,

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, mais de 10 empresas brasileiras mostraram suas soluções e inovações na EXPONAVAL 2018, principal feira de Defesa Naval da América Latina, que ac

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação das mais importantes riquezas naturais que po

Criada e organizada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), com o apoio do Ministério da Defesa (MD), a primeira edição da Rio International Defense Exhibition (RI

No dia 4 de abril, no prédio sede da EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS – EMGEPRON, foi assinado o protocolo de compra de três navios de apoio oceânico adquiridos pela Marinha

A EMGEPRON recebeu, em 07 de dezembro, na Cerimônia de Encerramento das Atividades Culturais da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha - DPHDM, presidida pe

A EMGEPRON participou como expositora no IV Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, realizado de 30 a 31 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

A EMGEPRON assinou, em 17 de julho, contrato para gerenciamento da construção de um Navio-Hospital para a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade fi

O Porto de Cabedelo, na Paraíba, ganhará novas e modernas boias de sinalização náutica no seu canal de acesso.

A EMGEPRON recebeu, em 12 de maio, visita da comitiva dos Emirados Árabes Unidos, chefiada pelo Ministro de Defesa daquele país, Mohamed Albawardi Alfalasi.

A EMGEPRON participou como expositora na “Latin America Aerospace and Defence – LAAD 2017”, realizada de 04 a 07 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro, onde apresentou, em se

A EMGEPRON participou como expositora, no pavilhão brasileiro organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), na feira IDEX, re

O e-Navigation não é um tipo de equipamento, mas sim um “conceito”, que contempla uma ampla gama de sistemas e serviços de informação integrados e harmonizados, relacionados à s

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) assinou o contrato com o Consórcio Águas Azuis, composto pelas empresas: Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segu

A EMGEPRON participou como expositora na LAAD Security 2016, realizada de 12 a 14 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro. 

Demonstrando otimismo com a retomada da economia brasileira e com os efeitos das reformas promovidas pelo governo Michel Temer, mais de 50 empresas italianas se reunira

Recentemente comissionado pela Marinha do Brasil, o navio doca multipropósito Bahia (G-30) – ex-Siroco francês –, será o capitânea da flotilha designada para a próxima Operação

O Ministério da Defesa autorizou, através da Portaria nº 330, de 10 de maio de 2016, a EMGEPRON a atuar como interveniente técnico nas exportações (Governo a Governo) de empresa