Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira visita as instalações do estaleiro tkEBS

Em 27 de novembro, o Diretor-Presidente da Emgepron, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior e o CEO da SPE Águas Azuis, Sr. Fernando Queiroz, receberam, na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí - SC, o Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, a Deputada Federal Ana Paula Lima, demais representantes da Frente Parlamentar e o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior.

Com o objetivo de propor e apoiar iniciativas públicas e privadas em prol da expansão da indústria marítima nacional e da produção de ciência e tecnologia, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer as especificidades do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) e a importância de sua continuidade para o desenvolvimento da indústria brasileira de construção naval.

Durante as apresentações que foram realizadas para os visitantes, foram abordados o papel de gerenciamento da EMGEPRON no processo de construção dos navios, o treinamento e a qualificação da mão de obra necessária para o desenvolvimento, fabricação e montagem de cada fragata e a perspectiva de continuidade das atividades de construção naval, proporcionando uma crescente e contínua demanda de mão de obra e impactando, diretamente, na economia do País.

Por fim, os parlamentares e a comitiva foram conduzidos para a área de produção do estaleiro e puderam conhecer, in loco, esse inovador projeto naval em execução no Brasil, visitando a construção do primeiro navio, a Fragata “Tamandaré” - F200, cujo lançamento está previsto para meados de 2024, bem como os cortes das chapas do segundo navio, a Fragata “Jerônimo de Albuquerque” - F201, que já tiveram início em novembro.

A perspectiva de retomada da indústria naval brasileira vem, portanto, se consolidando, com a contribuição do Programa Fragatas Classe Tamandaré, que foi incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e conta com o apoio dos parlamentares para buscar a liberação de recursos junto ao Congresso Nacional, o que tem o potencial de alavancar o desenvolvimento das indústrias nacionais para o atendimento da cadeia produtiva necessária à construção naval.

Diretor-Presidente da Emgepron, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, Deputada Federal Ana Paula Lima, Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Fonseca Junior e comitiva assistem apresentação sobre a construção das Fragatas Classe Tamandaré no estaleiro tkEBS.

 

Português, Brasil

Notícias

EMGEPRON participou na segunda-feira, 29 de abril, no Palácio Guanabara, da primeira reunião que visa traçar estratégias para conscientização da importância da energia nuclear para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

No dia 26 de abril, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM-1) Edesio Teixeira Lima Junior, recebeu, em Itajaí -SC, a visita do Secretá

Nesta terça-feira (02.04), a EMGEPRON iniciou sua participação na 5ª edição da LAAD Security and Defence, na cidade de São Paulo.