Evento de entrega dos anais do Seminário Internacional Economia Azul

Em 27 de janeiro, na sede da Firjan, foram entregues os anais do Seminário Internacional Economia Azul do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ). Além de diversas instituições associadas e parceiras, o evento reuniu representantes da Marinha do Brasil; do Governo do Estado e das empresas fundadoras do CTN-RJ: EMGEPRON, Nuclep, Amazul e Condor Tecnologias Não Letais.

O referido documento consolida o trabalho desenvolvido durante o Seminário, realizado em novembro de 2022, que foi dividido em sete painéis com 31 palestras de diferentes personalidades nacionais e internacionais. A iniciativa buscou abranger diferentes aspectos da economia do mar, entre elas: a intenção de se promover um grande Fórum do Mar em 2025 no Rio de Janeiro; a perspectivas da indústria naval; a reciclagem de navios e plataformas; a ampliação da exploração de petróleo e gás; a capacitação profissional; o ordenamento jurídico; a logística; o aumento dos sistemas de regulação e monitoração; e o incentivo a mais atividades lúdicas e de lazer no mar.

O evento, que contou mais uma vez com a parceria da Firjan, demonstra o alinhamento e o comprometimento do Cluster Tecnológico Naval para buscar a sinergia entre a Academia, a Indústria e o Governo para que juntos possam desenvolver as atividades socioeconômicas relacionadas ao Mar do Estado do Rio de Janeiro.

 

Português, Brasil

Notícias

O Embaixador da Índia, Suresh Reddy, acompanhado do Adido Naval da Índia no Brasil, Coronel Aviador Ravi Nanda, visitou, em 23 de maio, a EMGEPRON para conhecer e analisar novas oportunidades de negócios que possam beneficiar os dois países no setor de Defesa.

Com o propósito de ampliar as políticas empresariais de inclusão social, diversidade e igualdade de gênero, a EMGEPRON aderiu, entre os meses de Abril e Maio deste ano, a dois importantes projetos direcionados às estatais federais.

Há 10 anos atrás, em 2014, a Portaria n° 1.346 do Ministério da Defesa (MD), de 28 de maio de 2014, credenciou a EMGEPRON como Empresa Estratégica de Defesa (EED).