EMGEPRON tem novo Diretor-Presidente
No dia 15 de agosto, o Vice-Almirante (RM1) Amaury Calheiros Boite Junior assumiu o cargo de Diretor-Presidente da EMGEPRON, o qual foi transmitido pelo Vice-Almirante (RM1 - IM) Edesio Teixeira Lima Junior. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no salão do Comando do Primeiro Distrito Naval e presidida pelo Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha, com a presença de autoridades da Marinha do Brasil (MB) e representantes de outras instituições.
O Vice-Almirante Calheiros é natural do Rio de Janeiro, graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, possui MBA em Gestão pelo Instituto COPPEAD da UFRJ. Em sua carreira na MB, atuou em diversas comissões, com destaque para o cargo de Comandante da Base Naval do Rio de Janeiro e, recentemente, Diretor de Gestão de Programas da Marinha e Diretor Industrial da Marinha. Em sua chegada, ele enfatiza a satisfação e alegria em assumir a direção da empresa e ressalta a excelência na gestão dos programas estratégicos, as novas iniciativas da Base Industrial de Defesa e a perspectiva de novos negócios.
“ ...É digno de nota que essa ‘onda transformadora’ se alicerça na realização de investimentos customizados e continuados na capacitação da nossa valorosa força de trabalho, no âmbito dos processos de Gestão do Conhecimento e de identificação, análise e incorporação de lições aprendidas... reconhecendo a importância dos nossos principais parceiros nesse processo de modernização empresarial ”, concluiu o novo Diretor.
Após cinco anos à frente da Empresa, o Vice-Almirante Edesio se despede ao concluir um ciclo de relevantes transformações, entre elas o avanço na condução dos programas estratégicos de Defesa, com destaque para o Programa de Fragatas Classe Tamandaré, o Navio Polar ‘Almirante Saldanha’ e o Navio- Patrulha de 500 toneladas; a consolidação da Governança; o fortalecimento da Economia do Mar, e a expansão de parcerias nacionais e internacionais.
“ Ao assumir a presidência da EMGEPRON em 19 de fevereiro de 2019, trazia a expectativa do desafio que se apresentava, certamente um dos mais instigantes que confrontei numa carreira extensa...ressaltando a consciência das responsabilidades da empresa para os interesses da Marinha do Brasil”, ressaltou o Vice-Almirante Edesio em sua despedida.