EMGEPRON participa de ato de formalização da Câmara de Nacionalização na abertura da SC EXPODEFENSE

Em 16/05, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) participou da formalização da Câmara de Nacionalização, durante a solenidade de abertura da SC EXPODEFENSE, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O acordo, firmado por meio de um Protocolo de Intenções, tem como objetivo a cooperação entre diversas instituições e empresas brasileiras com capacidade de desenvolver uma cadeia de suprimentos de produtos nacionais, direcionadas às demandas dos Programas Estratégicos da Marinha.

A iniciativa é oriunda da necessidade de desenvolvimento da indústria nacional de defesa, alavancada pelo Programa Fragatas Classe Tamandaré, o Projeto Navio Polar “Almirante Saldanha” e o Projeto Navio-Patrulha 500 toneladas, cujas construções, integralmente em território nacional, exigem o percentual mínimo de 40% de conteúdo local.

O incremento da Base Industrial de Defesa (BID) foi o elo que agregou diversas empresas como integrantes do Protocolo de Intenções, que se comprometeram a unir esforços para aumentar a participação das empresas brasileiras na produção e fornecimento de produtos direcionados à construção naval. Impacta, ainda, na redução da dependência de empresas estrangeiras, na geração de empregos e oportunidades de negócios contribuindo para o crescimento da economia do país.

Na solenidade estavam presentes,  o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Sérgio Blanco Osório; o Diretor Técnico-Comercial da EMGEPRON, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza; o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar; o Diretor Financeiro da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, Edney de Souza Pereira; o Diretor da Anschuetz,  Leandro Nunes Pinto, representando a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (ABIMAQ) e a representante da empresa Metasul, Débora Caride de Carvalho.

 

Português, Brasil

Notícias

A EMGEPRON, com base em estudos técnicos e considerando características de consumo de Organizações Militares da MB, celebrou, no dia 30 de outubro, contratos com as empresas vencedoras dos certames para distribuição local de energia elétrica, proporcionando migração do Mercado Regulado de Energia para o Mercado Livre de Energia.

Dia 03 de outubro, foi lançado o Cluster Naval da Bahia, uma associação que reúne empresas, instituições acadêmicas e órgãos governamentais interessados em fomentar o crescimento da Economia do Mar.

Em 23 de setembro, a EMGEPRON, a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis e a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) receberam, em Itajaí - SC, a visita de uma comitiva da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Rio Grande do Sul (ADESG/RS).