EMGEPRON participa de ato de formalização da Câmara de Nacionalização na abertura da SC EXPODEFENSE

Em 16/05, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) participou da formalização da Câmara de Nacionalização, durante a solenidade de abertura da SC EXPODEFENSE, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O acordo, firmado por meio de um Protocolo de Intenções, tem como objetivo a cooperação entre diversas instituições e empresas brasileiras com capacidade de desenvolver uma cadeia de suprimentos de produtos nacionais, direcionadas às demandas dos Programas Estratégicos da Marinha.

A iniciativa é oriunda da necessidade de desenvolvimento da indústria nacional de defesa, alavancada pelo Programa Fragatas Classe Tamandaré, o Projeto Navio Polar “Almirante Saldanha” e o Projeto Navio-Patrulha 500 toneladas, cujas construções, integralmente em território nacional, exigem o percentual mínimo de 40% de conteúdo local.

O incremento da Base Industrial de Defesa (BID) foi o elo que agregou diversas empresas como integrantes do Protocolo de Intenções, que se comprometeram a unir esforços para aumentar a participação das empresas brasileiras na produção e fornecimento de produtos direcionados à construção naval. Impacta, ainda, na redução da dependência de empresas estrangeiras, na geração de empregos e oportunidades de negócios contribuindo para o crescimento da economia do país.

Na solenidade estavam presentes,  o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Sérgio Blanco Osório; o Diretor Técnico-Comercial da EMGEPRON, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza; o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar; o Diretor Financeiro da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, Edney de Souza Pereira; o Diretor da Anschuetz,  Leandro Nunes Pinto, representando a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (ABIMAQ) e a representante da empresa Metasul, Débora Caride de Carvalho.

 

Português, Brasil

Notícias

Leia, na íntegra, a Ordem do Dia Nº 1/2024 escrita pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, em alusão ao 42º aniversário da Empresa.

A Marinha do Brasil, a EMGEPRON e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Batimento de Quilha da Fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), nesta quinta-feira (06/06), no tkEBS, em Itajaí – SC.

O Embaixador da Índia, Suresh Reddy, acompanhado do Adido Naval da Índia no Brasil, Coronel Aviador Ravi Nanda, visitou, em 23 de maio, a EMGEPRON para conhecer e analisar novas oportunidades de negócios que possam beneficiar os dois países no setor de Defesa.