EMGEPRON participa da Cerimônia de Apresentação da Seção de Qualificação das Fragatas Classe Tamandaré
Em 21 de junho, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, acompanhado do Coordenador Geral de Programas Estratégicos e integrantes da Gerência do Programa Fragatas Classe Tamandaré, participou da Cerimônia de Apresentação da Seção de Qualificação (Mockup) das Fragatas Classe Tamandaré (FCT), que corresponde a um dos blocos do navio, a Praça de Máquinas Auxiliares Avante.
A cerimônia foi organizada pela Diretoria-Geral do Material da Marinha e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Garnier; o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Cunha; membros do Almirantado; representantes da SPE Águas Azuis e suas empresas garantidoras, tkMS, Embraer e Atech; e autoridades civis e militares.
O evento ocorreu no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí-SC, onde serão construídas as quatro fragatas. A Seção de Qualificação (Mockup) tem o propósito de realizar a validação experimental dos processos de fabricação e montagem, da operação e automação do maquinário envolvido, dos documentos de controle, da provisão e manuseio de materiais, da capacitação do pessoal, além de atestar a qualidade de produção do estaleiro em aspectos como o controle dimensional e processos de sondagem.
O início da construção do primeiro navio está previsto para setembro deste ano e a sua entrega deverá ocorrer em dezembro de 2025. As outras três fragatas deverão ser entregues em 2027, 2028 e 2029.
As Fragatas Classe Tamandaré, que fazem parte de um dos Programas Estratégicos da Marinha do Brasil, terão alto poder combatente, com capacidade de realizar o monitoramento e proteção da nossa Amazônia Azul, além de poder efetuar operações de busca e salvamento; monitorar e combater ações de poluição, pirataria e pesca ilegal, dentre outras ameaças; e atender compromissos internacionais. Ademais, a construção dos navios terá grande importância para o desenvolvimento do País, pois prevê transferência de tecnologia e elevados índices de conteúdo local, que contribuirão para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, e irão gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
As Fragatas Classe Tamandaré contam com as seguintes características principais:
- deslocamento de 3.317 t;
- comprimento de 107,2 m;
- largura máxima de 15,95 m;
- autonomia de 5.000 MN (9.260 km) à velocidade de cruzeiro;
- velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h); e
- acomodações para até 136 militares da tripulação e destacados.