EMGEPRON participa da Cerimônia de Apresentação da Seção de Qualificação das Fragatas Classe Tamandaré

Em 21 de junho, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, acompanhado do Coordenador Geral de Programas Estratégicos e integrantes da Gerência do Programa Fragatas Classe Tamandaré, participou da Cerimônia de Apresentação da Seção de Qualificação (Mockup) das Fragatas Classe Tamandaré (FCT), que corresponde a um dos blocos do navio, a Praça de Máquinas Auxiliares Avante.

A cerimônia foi organizada pela Diretoria-Geral do Material da Marinha e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Garnier; o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Cunha; membros do Almirantado; representantes da SPE Águas Azuis e suas empresas garantidoras, tkMS, Embraer e Atech; e autoridades civis e militares.

O evento ocorreu no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí-SC, onde serão construídas as quatro fragatas. A Seção de Qualificação (Mockup) tem o propósito de realizar a validação experimental dos processos de fabricação e montagem, da operação e automação do maquinário envolvido, dos documentos de controle, da provisão e manuseio de materiais, da capacitação do pessoal, além de atestar a qualidade de produção do estaleiro em aspectos como o controle dimensional e processos de sondagem.

O início da construção do primeiro navio está previsto para setembro deste ano e a sua entrega deverá ocorrer em dezembro de 2025. As outras três fragatas deverão ser entregues em 2027, 2028 e 2029.

As Fragatas Classe Tamandaré, que fazem parte de um dos Programas Estratégicos da Marinha do Brasil,  terão alto poder combatente, com capacidade de realizar o monitoramento e proteção da nossa Amazônia Azul, além de poder efetuar operações de busca e salvamento; monitorar e combater ações de poluição, pirataria e pesca ilegal, dentre outras ameaças; e atender compromissos internacionais. Ademais, a construção dos navios terá grande importância para o desenvolvimento do País, pois prevê transferência de tecnologia e elevados índices de conteúdo local, que contribuirão para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, e irão gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

As Fragatas Classe Tamandaré contam com as seguintes características principais:

  • deslocamento de 3.317 t;
  • comprimento de 107,2 m;
  • largura máxima de 15,95 m;
  • autonomia de 5.000 MN (9.260 km) à velocidade de cruzeiro;
  • velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h); e
  • acomodações para até 136 militares da tripulação e destacados.

 

Português, Brasil

Notícias

A EMGEPRON, representada por sua Diretoria Executiva, e a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando da Força de Superfície (ComForSup), assinaram, em 19 de maio, um contrato de gerenciamento do Projeto Executivo do Período de Manutenção do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”.

No dia 17 de maio, os alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário Vale do Iguaçu (UGV), localizado no município de Porto União/PR, realizaram uma visita às instalações do ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí – SC

Em 15 de maio, o Diretor-Presidente da EMGEPRON recebeu, no Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí/SC, o Secretário de Produtos de Defesa.