EMGEPRON integra dois importantes Programas de Diversidade e Inclusão social em 2024

Com o propósito de ampliar as políticas empresariais de inclusão social, diversidade e igualdade de gênero, a EMGEPRON aderiu, entre os meses de Abril e Maio deste ano, a dois importantes projetos direcionados às estatais federais: O ‘Pacto de Diversidade, Equidade e Inclusão’, proposto pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas estatais (SEST) e a 7ª edição do ‘Programa Pró-equidade de gênero e raça’, coordenado pelo Ministério da Mulher em parceria com o Ministério da Igualdade Racial; o Ministério do Trabalho e Emprego; a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ambas as iniciativas têm o objetivo de promover práticas de inclusão e diversidade ao propor planos de ações a serem executadas ao longo dos próximos anos.

O pacto, mais especificamente, pretende criar uma rede colaborativa de difusão de boas práticas e tem como medidas prioritárias:  a criação de um comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão; e promover palestras referentes à Cartilha e Política sobre informação, prevenção e tratamento contra o Assédio Moral, entre outras a serem implementadas no decorrer do período. No mês de julho deste ano estão previstas a adesão formal ao pacto e a divulgação do plano de trabalho.

Já o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, segundo o Ministério das Mulheres, tem como objetivo disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combater as dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero e raça praticadas no ambiente de trabalho, assim como promover a igualdade de gênero e raça no que diz respeito às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção. No dia 28 de maio, em Brasília, foi realizada a assinatura do termo de compromisso entre os participantes, com a presença da Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Tatiana Damasceno, representando a EMGEPRON.

A empresa deverá criar ações em dois eixos, o de gestão de pessoas, que contemplam as dimensões de recrutamento e seleção; capacitação e treinamento; plano de cargos e salários, entre outros. E o eixo de cultura organizacional, cujo plano conterá atividades que incluam mecanismos de combate às práticas de desigualdade e discriminação e, também, práticas de capacitação na cadeia de relacionamentos na organização, além de outras ações inovadoras.

A implementação das ações, durante os próximos dois anos, será monitorada e a produção do relatório final contribuirá para avaliação da empresa e concessão do selo Pró-Equidade de gênero e raça. O selo representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas organizações a fim de fomentar a igualdade de gênero e raça e de eliminar todas as formas de discriminação no mundo do trabalho.

Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Tatiana Damasceno, representando a EMGEPRON no evento em Brasília.

 

Português, Brasil

Notícias

Leia, na íntegra, a Ordem do Dia Nº 1/2024 escrita pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, em alusão ao 42º aniversário da Empresa.

A Marinha do Brasil, a EMGEPRON e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Batimento de Quilha da Fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), nesta quinta-feira (06/06), no tkEBS, em Itajaí – SC.

O Embaixador da Índia, Suresh Reddy, acompanhado do Adido Naval da Índia no Brasil, Coronel Aviador Ravi Nanda, visitou, em 23 de maio, a EMGEPRON para conhecer e analisar novas oportunidades de negócios que possam beneficiar os dois países no setor de Defesa.