EMGEPRON e IPqM participam do 32º Simpósio Internacional de Balística

A EMGEPRON e a Marinha do Brasil participaram do 32º Simpósio Internacional de Balística, promovido pela International Ballistics Society (IBS), que ocorreu no período de 09 a 13 de maio, na cidade de Reno, Nevada - EUA. As referidas instituições foram representadas, respectivamente, pelo Engenheiro Laurílio José da Silva Junior (Coordenador de Engenharia e Desenvolvimento da FAJCMC, a Fábrica de Munições da Marinha gerenciada pela EMGEPRON) e o Engenheiro (Phd) e Pesquisador Maurício Ferrapontoff Lemos (Instituto de Pesquisa da Marinha – IPqM).

O simpósio ofereceu uma oportunidade singular de expansão de conhecimentos sobre o "estado da arte" da tecnologia em balística, bem como possibilitou a interação com alguns dos maiores especialistas do mundo nesse campo, com participações em discussões e apresentações de pesquisas atuais em desenvolvimentos científicos.

Na ocasião, o Eng. Maurício apresentou um trabalho científico desenvolvido nos últimos cinco anos, em parceria com a equipe de cientistas e engenheiros da MARINHA DO BRASIL, EMGEPRON-FAJCMC e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).O trabalho referiu-se ao projeto de desenvolvimento da tecnologia de grãos "base bleed" para munição de 114,3 mm e, recentemente, para munição 105 mm FD "light gun", com foco na predição do desempenho balístico e verificação dos resultados reais nos testes de tiro em campo de provas. O grão em desenvolvimento possibilitará um aumento significativo no alcance da trajetória da referida munição.

 

Português, Brasil

Notícias

O Embaixador da Índia, Suresh Reddy, acompanhado do Adido Naval da Índia no Brasil, Coronel Aviador Ravi Nanda, visitou, em 23 de maio, a EMGEPRON para conhecer e analisar novas oportunidades de negócios que possam beneficiar os dois países no setor de Defesa.

Com o propósito de ampliar as políticas empresariais de inclusão social, diversidade e igualdade de gênero, a EMGEPRON aderiu, entre os meses de Abril e Maio deste ano, a dois importantes projetos direcionados às estatais federais.

Há 10 anos atrás, em 2014, a Portaria n° 1.346 do Ministério da Defesa (MD), de 28 de maio de 2014, credenciou a EMGEPRON como Empresa Estratégica de Defesa (EED).