EMGEPRON conclui demonstração de capacidades do Projeto SUPPRESSOR na MINEX-2023

A EMGEPRON, em parceria com a TideWise, concluiu, na sexta-feira (27/10), a participação na Operação MINEX-2023, que trata-se de um exercício de Guerra de Minas da Marinha do Brasil, realizado regularmente na Baía de Todos os Santos, Salvador-BA.

Essa participação no Exercício, que foi conduzido pelo Comando do 2º Distrito Naval, foi realizada com emprego da embarcação autônoma SUPPRESSOR X, contando também com a presença de observadores de diversas Organizações Militares do setor operativo e do material da Marinha do Brasil.

Assim, com o intuito de demonstrar as capacidades do Projeto USV SUPPRESSOR (USV refere-se à sigla, em inglês, para embarcação de superfície não-tripulada), a participação da Empresa no referido Exercício foi concluída com sucesso, no emprego inédito no País de sistema não tripulado configurado para Guerra de Minas.

A sua participação efetiva ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro. No primeiro dia, foi realizada a chamada ‘corrida’ da raia magnética, com o objetivo de medir a assinatura magnética da embarcação, importante medida para coleta de dados e avaliação para esse tipo de Operação. 

No decorrer do Exercício houve o emprego da embarcação, configurada com sonares, na busca e localização das minas navais de exercício, possibilitando encontrar a posição dos artefatos inertes, bem como dos simulacros utilizados para despistar os operadores.

Além disso, também foi configurada com ROV (Veículo de Operação Remota), em proveito da identificação de alvos submarinos com controle e monitoramento, a uma distância maior que 10 milhas náuticas (aprox. 20 km) do seu centro de controle e monitoramento em terra.

 

Português, Brasil

Notícias

EMGEPRON participou na segunda-feira, 29 de abril, no Palácio Guanabara, da primeira reunião que visa traçar estratégias para conscientização da importância da energia nuclear para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

No dia 26 de abril, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM-1) Edesio Teixeira Lima Junior, recebeu, em Itajaí -SC, a visita do Secretá

Nesta terça-feira (02.04), a EMGEPRON iniciou sua participação na 5ª edição da LAAD Security and Defence, na cidade de São Paulo.