EMGEPRON apresenta projeto USV SUPPRESSOR na operação MINEX-2023

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) apresentará projeto de embarcação autônoma durante a Operação MINEX-2023, que ocorrerá no período de 23 a 27 de outubro.  A operação será conduzida pelo Comando do 2º Distrito Naval, com o apoio do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM), sediado em Salvador (BA), quando ocorrerá o lançamento real de minas submarinas inertes em área de exercício da Marinha do Brasil (MB).

Por ocasião do Exercício serão demonstradas as capacidades propostas pelo PROJETO USV SUPPRESSOR (USV refere-se à sigla, em inglês, para embarcação de superfície não-tripulada), desenvolvido pela EMGEPRON, em parceria com a TIDEWISE, startup brasileira que desenvolve, integra e opera sistemas autônomos. Para a demonstração será utilizado o SUPPRESSOR X, que emprega a plataforma amplamente testada no mercado de óleo e gás, o USV Tupan da TIDEWISE, configurado para a guerra de minas.

O USV SUPPRESSOR X estará configurado com radar de navegação e 3D LIDAR, além de antenas de comunicação rádio e satélite, bem como sonar multifeixe de casco e side scan (varredura lateral). Na ocasião, também será configurado com um Veículo de Operação Remota (ROV).

Tais configurações têm como objetivo demonstrar as capacidades de busca, localização e identificação de alvos submarinos, como as minas navais do Exercício, nos modos de navegação remota e autônoma. Além disso, também serão apresentadas as capacidades de controle e monitoramento stand-off (à distância), com persistência contínua e consciência situacional remota, seja via rádio ou satélite.

O projeto USV SUPPRESSOR é o primeiro do mercado de defesa brasileiro e da América Latina com a finalidade de realizar a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no País. Proporcionará inovação tecnológica à capacidade operacional em atividades complexas no mar, com redução de custos e de exposição humana a riscos, como na Guerra de Minas.

 

 

Português, Brasil

Notícias

Após a finalização de diversos reparos e serviços no Navio Tanque “Almirante Gastão Motta” (G-23),  o Diretor- Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Amaury Calheiros, recebeu na sede da Empresa, nesta quarta-feira (04/12), a visita de representantes da Diretoria do Estaleiro RENAVE e da Marinha do Brasil. 

No dia 28 de novembro a EMGEPRON realizou a desdocagem e finalização da primeira fase de reparação estrutural do Navio Tanque Almirante Gastão Motta (G23).