EMGEPRON apresenta projeto USV SUPPRESSOR na operação MINEX-2023

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) apresentará projeto de embarcação autônoma durante a Operação MINEX-2023, que ocorrerá no período de 23 a 27 de outubro.  A operação será conduzida pelo Comando do 2º Distrito Naval, com o apoio do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM), sediado em Salvador (BA), quando ocorrerá o lançamento real de minas submarinas inertes em área de exercício da Marinha do Brasil (MB).

Por ocasião do Exercício serão demonstradas as capacidades propostas pelo PROJETO USV SUPPRESSOR (USV refere-se à sigla, em inglês, para embarcação de superfície não-tripulada), desenvolvido pela EMGEPRON, em parceria com a TIDEWISE, startup brasileira que desenvolve, integra e opera sistemas autônomos. Para a demonstração será utilizado o SUPPRESSOR X, que emprega a plataforma amplamente testada no mercado de óleo e gás, o USV Tupan da TIDEWISE, configurado para a guerra de minas.

O USV SUPPRESSOR X estará configurado com radar de navegação e 3D LIDAR, além de antenas de comunicação rádio e satélite, bem como sonar multifeixe de casco e side scan (varredura lateral). Na ocasião, também será configurado com um Veículo de Operação Remota (ROV).

Tais configurações têm como objetivo demonstrar as capacidades de busca, localização e identificação de alvos submarinos, como as minas navais do Exercício, nos modos de navegação remota e autônoma. Além disso, também serão apresentadas as capacidades de controle e monitoramento stand-off (à distância), com persistência contínua e consciência situacional remota, seja via rádio ou satélite.

O projeto USV SUPPRESSOR é o primeiro do mercado de defesa brasileiro e da América Latina com a finalidade de realizar a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no País. Proporcionará inovação tecnológica à capacidade operacional em atividades complexas no mar, com redução de custos e de exposição humana a riscos, como na Guerra de Minas.

 

 

Português, Brasil

Notícias

Saiba mais sobre os projetos de transição energética em que a EMGEPRON atua ao gerenciar o Programa de Energia Naval da Marinha do Brasil (MB). 

Leia, na íntegra, a Ordem do Dia Nº 1/2024 escrita pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, em alusão ao 42º aniversário da Empresa.

A Marinha do Brasil, a EMGEPRON e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Batimento de Quilha da Fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), nesta quinta-feira (06/06), no tkEBS, em Itajaí – SC.