Diretor-Presidente participa do programa Rio em Foco da ALERJ

Na segunda-feira (16/08), às 22h, foi transmitido no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio no Youtube a entrevista com o Diretor-Presidente da EMGEPRON, VA (RM1-IM) Edesio sobre o plano de ação do cluster para os próximos anos que envolve desde a construção de navios de alta tecnologia até o fomento do turismo e da pesca artesanal.

A entrevista, conduzida pela jornalista Geiza Rocha, apresentadora do programa Rio em Foco, contou, ainda, com a presença da Presidente da Comissão Especial de Indústria Naval, de Offshore e de Petróleo e Gás, deputada Célia Jordão. Entre os vários temas abordados no programa, destaca-se a criação da Comissão Estadual para o Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR), no âmbito do Executivo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Acompanhe abaixo alguns trechos da entrevista:

Rio em Foco: A Economia do Mar é formada por diversas cadeias produtivas. Esse conceito é palco de uma construção de governança e planejamento. A partir desse conceito, qual deve ser a necessidade e o foco do Governo nesse planejamento?

VA (RM1-IM) Edesio: Precisamos rever o conceito de governança. Na nossa concepção governança significa: planejamento, liderança, autoridade e atribuição de responsabilidade. Foi nesse conceito que o Cluster se estabeleceu. Nós compreendemos essa governança em três níveis:

1 - Nível operacional, ambiente de negócios (onde as cadeias produtivas irão se formar);

2 – Nível dos Poderes Executivo e Legislativo do nosso Estado, com a responsabilidade de desenvolver políticas públicas que permitam criar um ambiente estável e integrado jurídico e economicamente para que os negócios se desenvolvam; e

3 – Nível do Governo Federal, responsável pelas orientações estratégicas, planos de ações e políticas públicas que orientem os Estados no sentido do desenvolvimento da Economia do Mar.

 

Rio em Foco: Quais seriam as funções e o foco da CEDEMAR na consolidação e no desenvolvimento da Economia do Mar no Estado?

VA (RM1-IM) Edesio: A CEDEMAR é um Órgão de planejamento e coordenação da execução desse planejamento nos setores que serão priorizados na Economia do Mar. Certamente, os setores que poderão trazer mais rapidamente os resultados para o Estado, em termo de emprego, renda, arrecadação de tributos e desenvolvimento socioeconômico. A CEDEMAR é um canal de interlocução entre quem está vivendo um problema, criando um ambiente de negócios que é o Cluster.

 

Para assistir a entrevista na íntegra acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=DPDj3Kb95-c&t=713s

 

Português, Brasil

Notícias

No dia 15 de maio, como parte da programação da SC EXPO DEFENSE, a EMGEPRON, em conjunto com a Águas Azuis e a FIESC, promoveu uma visita guiada à thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) para apresentar às empresas da região o processo produtivo de construção das Fragatas Classe Tamandaré.

Na terça-feira (14/05), alunos dos cursos de graduação, especialização e mestrado em Negócios Internacionais da Universidad Politecnico Grancolombiano, localizada em Bogotá – Colômbia, visitaram a sede da EMGEPRON.

Em 16/05, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) participou da formalização da Câmara de Nacionalização, durante a solenidade de abertura da SC EXPODEFENSE, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.