Demonstração da Embarcação Autônoma de Superfície (USV) Tupan

No dia 05 de outubro, a EMGEPRON e a TIDEWISE apresentaram a embarcação não-tripulada de superfície (USV, da sigla em inglês) TUPAN, a primeira embarcação autônoma certificada pela Marinha do Brasil, com tecnologia nacional. Um desenvolvimento próprio da TIDEWISE, startup brasileira, com pessoal altamente qualificado e com experiência no exterior, inclusive em projetos da Marinha Real Britânica, que atualmente provê serviços para clientes nacionais e internacionais do setor de energia offshore.

Visando colocar a Empresa e o desenvolvimento nacional em compasso com a tendência mundial de embarcações autônomas, as empresas, em uma parceria estratégica histórica, vêm desenvolvendo o projeto do USV SUPPRESSOR, com uma plataforma capaz de atuar na Guerra de Minas. O USV SUPPRESSOR poderá operar em modo de navegação autônoma ou em controle remoto para contramedidas de minagem, realizando detecção e varredura de minas, através de sonar e Veículos de Operação Remota (ROV). Além disso, o seu emprego dual possibilita atuar em operações de serviços marítimos, como levantamento batimétrico, inspeção de ativos offshore e controle ambiental marítimo. A Embarcação ainda oferece vantagem significativa no impacto ambiental de operações marítimas, além de redução de custos operacionais e riscos à vida humana.

As Empresas são associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) e essa parceria consolida o amadurecimento da Associação que busca o desenvolvimento da Economia do Mar no Estado do Rio de Janeiro.

 

Português, Brasil

Notícias

O Embaixador da Índia, Suresh Reddy, acompanhado do Adido Naval da Índia no Brasil, Coronel Aviador Ravi Nanda, visitou, em 23 de maio, a EMGEPRON para conhecer e analisar novas oportunidades de negócios que possam beneficiar os dois países no setor de Defesa.

Com o propósito de ampliar as políticas empresariais de inclusão social, diversidade e igualdade de gênero, a EMGEPRON aderiu, entre os meses de Abril e Maio deste ano, a dois importantes projetos direcionados às estatais federais.

Há 10 anos atrás, em 2014, a Portaria n° 1.346 do Ministério da Defesa (MD), de 28 de maio de 2014, credenciou a EMGEPRON como Empresa Estratégica de Defesa (EED).