Cerimônia de assinatura do contrato de construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt)

A Marinha do Brasil, a EMGEPRON e a Polar 1 Construção Naval SPE Ltda, Sociedade de Propósito Específico constituída pelo Estaleiro Jurong Aracruz Ltda. e SembCorp Marine Specialised Shipbuilding PTE. Ltda., assinaram, na tarde de 13/06, o contrato de construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt).

A cerimônia, realizada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, além dos representantes da Diretoria Executiva e da Coordenadoria Geral de Programas Estratégicos da EMGEPRON, entre outras autoridades civis e militares.

No evento, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, destacou aos presentes que “a construção do navio incrementará a participação brasileira nos processos de decisão sobre o destino do Continente Antártico, já que o Programa Antártico passará a dispor de um navio melhor equipado”.

O NApAnt proporcionará um meio naval para apoiar logisticamente o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e contribuir para a segurança da navegação na região Antártica. O referido navio irá substituir o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” no abastecimento e no auxílio das pesquisas da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Para a obtenção do navio, a EMGEPRON foi capitalizada em, aproximadamente, R$ 740 milhões para a compra de equipamentos, sistemas científicos e planos de gestão do ciclo de vida.

Dentre os benefícios, o Programa tem a expectativa de estimular o desenvolvimento do parque industrial nacional, gerando cerca de 600 empregos diretos e 6.000 indiretos e, por conseguinte, aportar dinamismo à economia do País, incrementar a capacidade de exercer sua soberania sobre as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e de manter a participação ativa nos processos de decisão sobre o destino da Região Antártica.

Ademais, é importante destacar a transferência de conhecimento e de tecnologia, além da exigência de conteúdo local de 47,68%, baseados na expertise técnica e gerencial dos integrantes da EMGEPRON e da Marinha do Brasil, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A expectativa é que o novo navio possa ser construído entre 2022 e 2025.

Características do Navio de Apoio Polar

  • Comprimento 93,9m;
  • Largura 18,5m;
  • Deslocamento de aproximadamente 5880MT;
  • Calado de 6,0m;
  • Autonomia de 70 dias;
  • Propulsão a Diesel-elétrica;
  • Hangar para 2 aeronaves de porte médio; e
  • Tripulação de 95 pessoas (incluindo 26 pesquisadores).

Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, assina contrato de construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt).

 

Português, Brasil

Notícias

EMGEPRON  participou da 18ª edição da NavalShore, no centro de convenções Expo Mag. Durante três dias, empresas ligadas à indústria marítima apresentaram suas soluções e novas tecnologias voltadas para o mercado offshore.

No dia 15 de agosto, o Vice-Almirante (RM1) Amaury Calheiros Boite Junior assumiu o cargo de Diretor-Presidente da EMGEPRON, o qual foi transmitido pelo Vice-Almirante (RM1 - IM) Edesio Teixeira Lima Junior.

Em 9 de agosto, o Presidente da República, acompanhado de ministros, autoridades das Forças Armadas e representantes da indústria, participou da cerimônia de lançamento da fragata F200 Tamandaré, da Marinha do Brasil, na Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Santa Catarina (SC).