BNDES e MD promovem seminário com a participação da EMGEPRON

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Defesa (MD) promoveram, nos dias 26 e 27 de setembro, o Seminário “4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e o Desenvolvimento Nacional”.

O evento, realizado na sede do Banco no Rio de Janeiro, reuniu autoridades, especialistas e profissionais que apresentaram e sugeriram ações para o setor estratégico nacional de Defesa e Segurança, contribuindo para ampliar e aprimorar as interações entre as capacidades militares e civis.

Também foi destacada a importância do desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) para a economia do país, com debates sobre os desafios desse mercado frente às novas tecnologias e meios de produção, bem como a criação de políticas de incentivo à exportação e novos instrumentos de financiamento.

A abertura  teve as participações do Presidente do BNDES Aloízio Mercadante e do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho; e contou com a presença de autoridades militares e civis, representantes do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (COMDEFESA), da ThyssenKrupp, do Estaleiro Jurong-Aracruz, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A programação incluiu uma homenagem ao Vice-Almirante Álvaro Alberto, Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil (MB).

Na quarta-feira (27.09) o Diretor-Presidente da EMGEPRON Vice- Almirante Edesio e o Diretor de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), Vice-Almirante (EN) Koga, apresentaram o painel com o tema: “Segurança Digital, Cibernética, Marítima, Aeroespacial e Capacitação”, com destaque para os Programas Estratégicos da Marinha do Brasil gerenciados pela Empresa.

Na oportunidade, o Diretor-presidente da EMGEPRON apresentou as inovações incorporadas ao País, por meio dos programas estratégicos da MB, gerenciados pela EMGEPRON, mas também os projetos da Empresa que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico brasileiro.

O seminário teve como propósito estimular o pensamento político-estratégico nacional em questões de Defesa e Segurança com reflexos no Desenvolvimento Nacional, por meio de reflexões interdisciplinares.

 

Português, Brasil

Notícias

EMGEPRON participou na segunda-feira, 29 de abril, no Palácio Guanabara, da primeira reunião que visa traçar estratégias para conscientização da importância da energia nuclear para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

No dia 26 de abril, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM-1) Edesio Teixeira Lima Junior, recebeu, em Itajaí -SC, a visita do Secretá

Nesta terça-feira (02.04), a EMGEPRON iniciou sua participação na 5ª edição da LAAD Security and Defence, na cidade de São Paulo.