ASPIRANTEX visita o Programa Fragatas Classe Tamandaré

Em 20 de janeiro, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2023”, 130 aspirantes cursando o 3º e o 4º ano da Escola Naval, visitaram o Thyssenkrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, quando puderam observar as obras de construção da Fragata Tamandaré, primeiro navio da nova classe de escoltas da MB. A comitiva foi liderada pelo Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza, pelo o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa acompanhado de todos os seus Comandantes de Força subordinados e, também, pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos.

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), e assim compreender sua importância para a MB e para o País, pelo fortalecimento da Base Industrial de Defesa e a geração de empregos diretos e indiretos. Ademais, os aspirantes e os oficiais verificaram o intenso trabalho de produção da Praça de Máquinas Principal da primeira das quatro fragatas, que tem prevista para março de 2023 a tradicional cerimônia de “batimento da quilha”.

A Operação ASPIRANTEX tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, e para a familiarização dos aspirantes com a vida no mar. Durante a Operação, eles têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e identificar suas aptidões. Esta visita se revestiu de especial significado pois eles, em breve, serão os futuros tripulantes das novas Fragatas.

 

Português, Brasil

Notícias

No dia 15 de maio, como parte da programação da SC EXPO DEFENSE, a EMGEPRON, em conjunto com a Águas Azuis e a FIESC, promoveu uma visita guiada à thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) para apresentar às empresas da região o processo produtivo de construção das Fragatas Classe Tamandaré.

Na terça-feira (14/05), alunos dos cursos de graduação, especialização e mestrado em Negócios Internacionais da Universidad Politecnico Grancolombiano, localizada em Bogotá – Colômbia, visitaram a sede da EMGEPRON.

Em 16/05, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) participou da formalização da Câmara de Nacionalização, durante a solenidade de abertura da SC EXPODEFENSE, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.