ASPIRANTEX visita o Programa Fragatas Classe Tamandaré

Em 20 de janeiro, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2023”, 130 aspirantes cursando o 3º e o 4º ano da Escola Naval, visitaram o Thyssenkrup Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, quando puderam observar as obras de construção da Fragata Tamandaré, primeiro navio da nova classe de escoltas da MB. A comitiva foi liderada pelo Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza, pelo o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa acompanhado de todos os seus Comandantes de Força subordinados e, também, pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos.

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), e assim compreender sua importância para a MB e para o País, pelo fortalecimento da Base Industrial de Defesa e a geração de empregos diretos e indiretos. Ademais, os aspirantes e os oficiais verificaram o intenso trabalho de produção da Praça de Máquinas Principal da primeira das quatro fragatas, que tem prevista para março de 2023 a tradicional cerimônia de “batimento da quilha”.

A Operação ASPIRANTEX tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, e para a familiarização dos aspirantes com a vida no mar. Durante a Operação, eles têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e identificar suas aptidões. Esta visita se revestiu de especial significado pois eles, em breve, serão os futuros tripulantes das novas Fragatas.

 

Português, Brasil

Notícias

Na sexta-feira (15/09), a EMGEPRON encerrou sua participação na 22ª Defence and Security Equipment International - DSEI 2023, considerada uma das maiores e mais importantes feira de negócios dos segmentos de defesa e de segurança do cenário mundial.

No dia 05 de setembro, foi realizada no escritório do Banco Nacional de um Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, uma reunião para debater ações e iniciativas para desenvolvimento e modernização das Forças Armadas, além da ampliação das oportunidades de negócios para as empresas da Base Industrial de Defesa (BID).

No período de 22 a 24 de agosto, a EMGEPRON participou da 17ª edição da Navalshore como uma das associadas no estande do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ). Nessa edição, a feira contou com 90 expositores e recebeu cerca de 12 mil visitantes, entre armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais.