Eficiência Energética

No âmbito da Marinha do Brasil (MB), de acordo com a Portaria nº 16 do Estado-Maior da Armada (EMA), de 23 de janeiro de 2017, a Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR) é presidida por um Oficial-General do Comando de Operações Navais (ComOpNav), função exercida pelo Subchefe de Logística e Plano Diretor, sendo o responsável pela promoção, articulação e desenvolvimento de ações, visando à racionalização e à maior eficiência no uso de insumos energéticos.

Quando se fala em reduzir o custo de energia, devem ser buscadas diversas alternativas para se alcançar um nível de consumo ideal. Dessa forma, o projeto denominado EMGEPRON ENERGY criará estas alternativas, a fim de aprimorar e implementar ações que atendam à determinação da Alta Administração Naval.

Com o objetivo principal de diminuir gastos com energia elétrica, serão efetuados estudos nas áreas de Gestão e Eficiência Energética, os quais deverão contribuir para a meta de redução de despesas e possiveis aumentos de receitas, além da implantação de novas tecnologias no âmbito da MB.

A meta principal do Projeto EMGEPRON ENERGY é a redução de custos com energia elétrica e, secundariamente, a inserção da MB no atual cenário de energia, em conformidade com o mundo moderno.

Dessa forma, observando o atual cenário do mercado de energia no Brasil e suas conformidades legais, este projeto insere a MB nos ambientes do Mercado Livre de Energia (ML), da Eficiência Energética (EE) e da Geração Distribuída (GD).

A fim de obter o adequado diagnóstico energético, deverão ser utilizados softwares de gestão para o correto controle do consumo e do cumprimento das cláusulas contratuais com as concessionárias.

As fases de planejamento, execução, avaliação e controle deverão colocar o tema Eficiência Energética e Energias Renováveis como meta estratégica da MB e em consonância com os atores importantes do setor de energia do País, conforme os aspectos jurídicos, administrativos e técnicos vigentes.

Dessa forma, certificaremos que os atos realizados na MB, sobre os referidos temas, estarão sempre alinhados e buscarão convergência para o alcance da eficiência e eficácia na aplicação dos recursos públicos, especialmente pelos responsáveis na gestão financeira de energia elétrica da MB.

Portanto, a meta principal do Projeto EMGEPRON ENERGY é a redução de custos com energia elétrica e, secundariamente, a inserção da MB no atual cenário de energia, em conformidade com o mundo moderno.