1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza Evacuação Aeromédica a 150 milhas da costa

 

1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza Evacuação Aeromédica a 150 milhas da costa

 

No dia 29 de junho, o 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) foi acionado para resgatar um tripulante com suspeita de malária, embarcado no navio mercante panamenho “Kapetan Sideris”. O resgate, com a aeronave SH-16 Seahawk, ocorreu a 150 milhas náuticas, aproximadamente 280 km da cidade de São Pedro da Aldeia – RJ, tendo sido realizada a extração do enfermo pelo guincho da aeronave.

Devido as distâncias envolvidas no deslocamento, foi necessário reabastecimento da aeronave em São Pedro da Aldeia, antes de demandar ao destino final, no Aeroporto Santos Dumont, onde uma ambulância já aguardava para realizar o translado até a Unidade Médica especializada.

Cabe ressaltar que, durante o evento, foram cumpridos os procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus, estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Marinha, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos tripulantes e a descontaminação de todos os envolvidos no resgate e da aeronave, realizadas pela equipe da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia (UDVE-SPA).