JOGOS DE GUERRA DA EGN

Os Jogos de Guerra estiveram presentes desde a criação da EGN, representando um papel fundamental no preparo dos oficiais de Marinha. Utilizados como instrumentos de treinamento, doutrinação e instrução, os jogos hoje ampliam seu escopo de aplicação, como por exemplo, na cooperação internacional entre as Marinhas de países amigos, entre Oficiais da Marinha do Brasil e demais Forças. O caráter analítico ou didático torna os Jogos um meio fundamental para a diminuição dos riscos, dos custos e das vulnerabilidades pertinentes ao processo decisório e às operações militares.

O desenvolvimento da informática e o estado da arte em modelos de simulação permitiram à EGN desenhar, para desenvolvimento pelo Centro de Análises de Sistemas Navais, o Sistema de Simulação de Guerra Naval (SSGN). A partir do SSGN, os Exercícios (Jogos de Guerra) comportam várias classificações. Diz-se que um Jogo é sistêmico quando utiliza plenamente os recursos do SSGN, ou pode ser classificado como seminário quando fica praticamente adstrito a discussões, utilizando poucos recursos do SSGN.


O Jogo de Guerra Carimbó

Realizado pelas turmas do Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários (CEMOI), sendo um jogo didático e sistêmico.


O Jogo de Guerra MAHJID

Destinado aos oficiais do Curso Estado-Maior para Oficiais Superiores (CEMOS) da EGN da Marinha do Brasil, o Exercício objetiva a aplicação do processo decisório no Comando do Teatro de Operações (ComTO).


O Jogo de Guerra Multilateral

Nesse jogo seminário, as delegações, compostas de militares das Escolas de Guerra Naval e Estados-Maiores e diplomatas de 8 países americanos (do Canadá à Argentina), são desafiadas a dar respostas, nos níveis estratégico e operacional, como componentes de uma Força Naval Multinacional, demonstrando a importância do trabalho em coordenação e cooperação.


O Jogo de Guerra AZUVER

É um jogo sistêmico e didático, e constitui-se em exercício de planejamento operacional e tático. Mobiliza instrutores e oficiais-alunos dos Cursos de Comando e Estado-Maior das três Escolas de Altos Estudos Militares.


O Jogo de Guerra Trilateral

Realizado entre as Escolas de Guerra Naval da Armada da República Argentina, da Armada da República Oriental do Uruguai e da Marinha do Brasil no espaço geográfico do Atlântico Sul, trata-se de um jogo do tipo seminário com o propósito de promover a interação entre professores das três instituições de altos estudos militares.