Diretor da FINEP ministra a Aula Inaugural da Turma 2024 do PPGEM

Enviado em: 12/04/2024




No dia 09 de abril, o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Professor Doutor Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, ministrou a Aula Inaugural da Turma 2024 do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), da Escola de Guerra Naval (EGN). O Professor Aragão abordou o tema "O Apoio da FINEP ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação".

Durante sua apresentação, discorreu sobre a evolução do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a contribuição da FINEP, por meio de seus programas de financiamento, executados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Dentre os programas, destacou os de apoio à área de Defesa, como o voltado para o Projeto do Reator Nuclear Multipropósito Brasileiro, que se conecta ao Programa Nuclear da Marinha, no que tange à produção do combustível para o futuro submarino de propulsão nuclear. Observou que “há uma tradição de interação forte entre a FINEP e as Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica da Marinha”.

Após a apresentação, foi realizada a sessão de debates, com a participação dos alunos e do corpo docente do PPGEM. O Programa oferece curso de Mestrado e de Doutorado Profissional a civis e militares. A turma deste ano é composta por 13 mestrandos e oito doutorandos, provenientes de diversas áreas de formação e atuação.

O evento contou com a presença do Diretor da EGN, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e do Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação, Contra-Almirante (RM1) José Luiz Ferreira Canela.