Professores e pesquisadores da EGN realizam videoconferências para instituições de ensino dos Estados Unidos da América

Enviado em: 08/04/2024


No dia 02 de abril, a Escola de Guerra Naval (EGN) realizou uma apresentação sobre os Jogos de Guerra da Marinha do Brasil para a Georgetown University (situada em Washington), da qual participaram professores, alunos e integrantes da comunidade de Jogos de Guerra dos Estados Unidos da América. O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Alexandre Tito Xavier, instrutor e pesquisador do Centro de Jogos de Guerra (CJG) da EGN, ministrou a palestra, realizada por videoconferência.

O Comandante Tito abordou a evolução histórica do emprego dos Jogos de Guerra na Marinha do Brasil (MB); as atribuições do Centro de Jogos de Guerra; as aplicações atuais e os desafios e perspectivas de futuro dos Jogos de Guerra na MB; entre outros aspectos. Após a palestra, seguiu-se a sessão de perguntas. A apresentação foi fruto de um convite daquela renomada universidade, no intuito de promover intercâmbio de conhecimentos, contando a instituição, desde 2020, com a Georgetown University Wargaming Society. A apresentação do CJG está disponível, em inglês, no link https://youtu.be/TzMgT7nA1EA?si=0L5ACH-zaNU5NXwT .

A EGN também participou, no dia 03 de abril, da Conferência sobre a Geopolítica do Cone Sul e a Antártica, promovida pelo Colégio Inter-americano de Defesa (situado em Washington, nos EUA). O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Mattos, Professor de Geopolítica da EGN, palestrou sobre o Cone Sul, abordando aspectos políticos, econômicos, sociais, de defesa e segurança.

A apresentação do Comandante Leonardo Mattos, no evento que reuniu especialistas de vários países, foi realizada por videoconferência, consolidando a metodologia de Ensino a Distância (EaD), utilizada pela Escola de Guerra Naval. Além do emprego em vários de seus cursos, a EGN também tem feito uso do sistema de EaD para proporcionar maior interação acadêmica de seus professores e pesquisadores com renomadas instituições nacionais e internacionais, especialmente em simpósios, conferências e em outros certames e atividades.