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Jogos de Guerra da EGN
Informações Administrativas
Esta página tem por propósito apresentar aos oficiais-alunos (OA) informações úteis, de caráter administrativo, sobre as facilidades proporcionadas pela EGN e o apoio que é prestado à atividade-fim da Escola.
A EGN procura propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos estudos acadêmicos e um tratamento condizente com o nível hierárquico dos OA. Contudo, em face da expressiva quantidade de OA, das exigências inerentes a um regime escolar e das limitações inevitáveis de recursos materiais e humanos, a estrutura administrativa da Escola, por vezes, vê-se limitada em oferecer determinadas facilidades. Quaisquer sugestões que possam vir a facilitar e aprimorar os serviços oferecidos pela Escola serão sempre bem-vindas, devendo ser encaminhadas aos respectivos Encarregados de Cursos.
Área II
A Área de Estudo II (AE–II) é composta pelos setores:
▪ Logística e Mobilização;
▪ Administração e Processos de Tomada de Decisão;
▪ Economia e Finanças; e
▪ Comunicao Social e Liderança
A AE-II desenvolve o ensino e a pesquisa acadêmica dos assuntos, cujos títulos dão nome aos respectivos setores (logística e mobilização; administração e métodos de tomada de decisão; e economia). Também desenvolve as disciplinas correlatas a estes assuntos, bem como as atinentes ao Serviço de Intendência nos quatro cursos do Ensino Profissional Naval e nos cursos de pós-graduação lato sensu tipo Master of Business Administration (MBA), do Instituto de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ), ministrados pela EGN.
A AE-II contribui, ainda, para a elaboração das provas do exame de seleção ao Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) e para a confecção das orientações necessárias ao desenvolvimento dos temas de interesse de Alta Administração Naval no Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM).
Área III
A Área de Estudos-III é integrada pelos setores de Ciência Política; Estratégia; Inteligência, Operações de Informações e Operações Psicológicas; Metodologia Científica e Direito Internacional. Esses setores contribuem de forma articulada para o entendimento da complexa relação entre a política e a estratégia, e da sua interligação com assuntos de segurança e defesa. Além disso, orienta o processo de escrituração de trabalhos acadêmicos de natureza científica. Para isso, exploram, em suas disciplinas, o estudo dos seguintes temas:
CIÊNCIA POLÍTICA:: Política, Política de Defesa Nacional, Política Marítima Nacional, Poder Naval, Sociologia dos Conflitos, Manobra de Crise, Geopolítica e Relações Internacionais.
ESTRATÉGIA: Estratégias (Naval, Aérea, Terrestre, Contemporânea), Arte Operacional, Estratégia Marítima, Planejamento Estratégico, Cenários Prospectivos, Planejamento de Forças e História.
INTELIGÊNCIA, OPERAÇÕES DE INFORMAÇÕES E OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS: Inteligência Operacional, Inteligência Estratégica, Operações de Informação e Operações Psicológicas.
METODOLOGIA CIENTÍFICA: Pensamento Crítico e Metodologia Científica.
DIREITO INTERNACIONAL: : Direito Internacional Público, Direito do Mar, Lawfare, Direito Internacional dos Conflitos Armados e Direitos Humanos.
Área IV
A Área de Estudos–IV é constituída pelos setores de Doutrina de Operações de Desembarque, Planejamento de Operação de Desembarque, Doutrina de Operações Terrestres e Planejamento de Operações Terrestres. Utilizando-se dos conhecimentos ministrados pela AE-III, a AE-IV, além de abranger as disciplinas inerentes às atividades de Fuzileiros Navais, mantém um estreito relacionamento com as AE-I no que tange aos Jogos de Guerra, Operações Anfíbias e Operações Ribeirinhas.
Sobre o Centro de Jogos de Guerra
Inaugurado em 09 de março de 2004, o Centro de Jogos de Guerra dispõe de 16 salas de jogo independentes, configuradas para 12 jogadores cada; um auditório com 180 lugares com divisória acústica, que possibilita a condução de "briefing" para dois partidos distintos, simultaneamente; uma sala de "briefing" para 20 lugares, que permite a visualização da situação tática sob a ótica dos partidos oponentes e uma sala para o Grupo de Controle.
O projeto foi balizado pelos conceitos de flexibilidade e de modularidade dos compartimentos.
Os Recursos Humanos e a estrutura física do CJG visam atender prioritariamente a Jogos do tipo sistêmicos ou seminários aos cursos oferecidos na EGN e Jogos internacionais. Ressalta-se que é possível atender demandas de outros órgãos da Marinha e também órgãos extra-Marinha, governamentais ou não.
O Sistema Simulador de Guerra Naval (SSGN), utilizado para a condução de jogos sistêmicos, foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) em parceria com a EGN e incorpora tecnologia de vanguarda, adequando as necessidades da Marinha, tanto para jogos analíticos quanto didáticos.
Potal dos Jogos de Guerra
Desenvolvido utilizando o Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC) o portal do CJG é utilizado, prioritariamente, como ferramenta informativa e de comunicação em apoio aos Jogos de Guerra e/ou Exercícios aqui realizados, por meio de páginas específicas para cada um deles. Nos casos necessários, faz as vias de "Portal de Mídia Internacional" com um espaço de divulgação de "notícias" aos Jogadores visando o bom andamento do Jogo e/ou Exercício.
Também disponibiliza aos visitantes um mapa com a utilização mensal das dependências do CJG, o cronograma anual dos Jogos de Guerra e a situação dos mesmos.
Visando minimizar gastos com papel, as publicações ostensivas necessárias aos Oficiais Alunos durante os Jogos estão disponíveis para consulta.
Simulador de Guerra Naval
Sistema Simulador de Guerra Naval - SSGN
O Sistema Simulador de Guerra Naval - SSGN foi desenvolvido no Brasil pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) para apoiar a condução e a avaliação de Jogos de Guerra, sendo capaz de simular os diferentes tipos de ações de guerra naval envolvendo Forcas Navais e Aeronavais. Empregando uma interface essencialmente gráfica, o SSGN retrata eficazmente diversos aspectos do cenário tático real, a capacidade logística empregada, os resultados dos engajamentos entre unidades, detecção dos meios, informações geográficas e condições climáticas. Esta funcionalidade permite aos jogadores coletar rapidamente um grande numero de informações para apoio a decisão, possibilitando o aprimoramento profissional dos partícipes.
O sistema está estruturado para cumprir as diversas fases de um jogo de guerra, ou seja, preparação, execução e análise. Sua arquitetura contempla subsistemas que atenderão a essas fases, o que confere ao sistema larga flexibilidade, na medida que possibilita uma configuração customizada para necessidades específicas do usuário, sem prejuízo do efetivo controle do jogo. Tal estrutura também apresenta a vantagem de possibilitar a evolução escalonada de funcionalidades, reduzindo consideravelmente os custos de atualização e manutenção. Em todos os subsistemas, a interface com o usuário é amigável, com procedimentos em janelas, menus, ícones, etc, de forma bastante intuitiva para o usuário.
Missão: Simular os diferentes tipos de ações de guerra naval, envolvendo Forças Navais e Aeronavais, a fim de contribuir para a condução e a avaliação de Jogos de Guerra (JG), didáticos e analíticos