Primeira turma de 2024 do Curso Complementar de Altos Estudos inicia as atividades

Enviado em: 17/05/2024




No dia 10 de maio, teve início o Curso Complementar de Altos Estudos (C-CAE), realizado na sede da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília. O curso, promovido pela Escola de Guerra Naval (EGN), visa complementar a qualificação dos oficiais da Marinha que realizam as seguintes formações: Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

O C-CAE possui ênfase em assuntos de interesse da Administração Naval, que não são abordados nos cursos mencionados, proporcionando a equivalência com o Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), ministrado pela EGN.

A atividade realizada no dia 10 de maio incluiu uma apresentação geral sobre o curso e suas regras de condução, proferida pelo Encarregado do C-CAE, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Ricardo Luiz de Novaes Moniz de Aragão, seguida de uma aula com a temática “Políticas Nacionais Relacionadas ao Mar”, ministrada pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Prof. Dr. André Panno Beirão. Essa é a primeira edição do curso na modalidade presencial.

Participam do C-CAE 20 Capitães de Mar e Guerra, que realizam o Curso de Altos Estudos de Defesa; e outros cinco alunos da ESD, na qualidade de ouvintes. Este ano, o C-CAE terá uma nova turma, no segundo semestre, para oficiais da Marinha do Brasil que realizam cursos de Altos Estudos Militares, de nível estratégico, nas seguintes instituições: Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).