Escola de Guerra Naval participa da Conferência Internacional da Global Industrial Cooperation Association

Enviado em: 17/05/2024




O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Prof. Dr. William S. Moreira e a doutoranda Júlia Jones, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM-EGN), participaram da Conferência Internacional da Global Industrial Cooperation Association – GICA - Spring Conference 2024, realizada no Rio de Janeiro, no período de 7 a 10 de maio. Na ocasião, realizaram uma apresentação sobre "A Evolução das Políticas Industriais e de Compensação Brasileiras: Impacto e Oportunidades para Parcerias Estratégicas em Defesa".

A apresentação fundamentou-se na pesquisa aplicada da doutoranda Júlia Jones, que se desenvolve no âmbito da Linha de Pesquisa 3 (Política, Gestão e Logística em CT&I no ambiente Marítimo) do PPGEM, orientada pelo Comandante William Moreira e com a contribuição do Capitão de Mar e Guerra (EN) Josmar Carreiro Freitas, que orienta o estágio doutoral na Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM).

A Global Industrial Cooperation Association oferece um fórum para que líderes industriais e governamentais se conectem e compartilhem as melhores práticas, atualizações de políticas, histórias de sucesso e lições aprendidas para a criação e implementação de programas de cooperação e parceria industrial, visando proporcionar benefícios econômicos e sociais sustentáveis aos países onde estão estabelecidos.

Essa edição do evento reuniu representantes do Ministério da Defesa (MD), das Forças Armadas (FA), da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e de diversas instituições e empresas nacionais e internacionais, que discutiram, entre outros assuntos, o uso dos mecanismos de compensação tecnológica, industrial e comercial ("offsets") associados às grandes aquisições de produtos de defesa.





Da esquerda para a direita: Doutoranda Júlia Jones (PPGEM-EGN), CMG (RM1) William Moreira, CMG (EN) Josmar.