Escola de Guerra Naval participa do 1º Seminário de Economia de Defesa

Enviado em: 25/04/2024



Da esquerda para a direita: Comandante José Augusto, Dra. Jéssica Germano, Comandante William Moreira, Profa. Erika Ribeiro e Doutoranda Júlia Jones.


A Escola de Guerra Naval (EGN) participou do 1º Seminário de Economia de Defesa (SENED) no Brasil, ocorrido em 10 de abril, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e transmitido ao vivo pela internet. O evento reuniu especialistas, acadêmicos e interessados nas dinâmicas econômicas do setor de defesa, com o intuito de promover debates aprofundados sobre temas relevantes da Economia de Defesa, explorando suas diversas dimensões e impactos no desenvolvimento nacional.

O Seminário fez parte da fase conclusiva dos trabalhos do consórcio de pesquisa formado pela UNICAMP, EGN, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Escola Superior de Guerra (ESG), Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Universidade Federal Fluminense (UFF) para o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa) IV, com o projeto “Economia de Defesa no Brasil: gastos militares e interfaces com a indústria e a inovação”. O Pró-Defesa é realizado no âmbito da parceria entre o Ministério de Defesa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As atividades tiveram início com o Seminário “Marco Zero” em 2019. Entre os principais resultados apresentados até o momento estão a formação de doutores e mestres com apoio de bolsas da CAPES, além da produção de artigos científicos, capítulos de livros, relatórios técnicos e um livro coletânea ora em fase de editoração. Também foram ministrados cursos e minicursos sobre Economia de Defesa em instituições de altos estudos militares em eventos acadêmicos voltados à disseminação do conhecimento para a sociedade.

O 1º SENED foi conduzido pelo Coordenador-Geral do Projeto, Dr. Marcos José Barbieri Ferreira, e contou com a presença do Reitor da UNICAMP, Dr. Antônio José de Almeida Meirelles; do Diretor do Instituto de Economia, Dr. Célio Hirata; do Presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Alves Gallo Filho, entre outros representantes do campo da Economia de Defesa no Brasil.

A equipe da EGN no projeto é composta pelos Capitães de Mar e Guerra (RM1) Professores Doutores William S. Moreira (Coordenador Associado) e José Augusto A. de Moura; os Professores Doutores Thauan Santos e Erika Cristina Barbosa de Almeida Ribeiro (Escola Naval); a Dra. Jéssica Germano (egressa e bolsista do projeto); e a doutoranda Júlia Jones (Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN).