Colóquio Internacional debateu a Ordem Nuclear Mundial na Escola de Guerra Naval

Enviado em: 19/04/2024




No dia 15 de abril, a Escola de Guerra Naval (EGN), em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), realizou um Colóquio Internacional que abordou o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), os Submarinos de Propulsão Nuclear e a Ordem Nuclear Global (The NPT, the Nuclear-powered Submarines and the Global Nuclear Order).

O Colóquio contou com a participação do Dr. Joseph F. Pilat, especialista do Laboratório Nacional de Los Alamos, dos Estados Unidos da América; e do Capitão de Fragata (RM1) Dr. Marcos Valle Machado da Silva, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), da EGN.

O Comandante Marcos Valle realizou a apresentação intitulada “Uma torre de Babel: percepções sobre submarinos de propulsão nuclear e a ordem nuclear global” (A Babel Tower: Perceptions on Nuclear-Powered Submarines and the Global Nuclear Order). Na sequência, o Dr. Joseph F. Pilat abordou o tema “Um mundo sem o TNP restaurado?” (A World without the NPT Redux?).

Após as apresentações, seguiu-se a sessão de debates com a audiência, composta por Oficiais das Forças Armadas, Professores, Pesquisadores, Oficiais-alunos dos Cursos da EGN e da ESG, Mestrandos e Doutorandos do PPGEM e de outros programas de pós-graduação. O conteúdo das apresentações e dos debates (o evento foi realizado em inglês) está disponível nos seguintes links: Apresentação do Comandante Marcos Valle ; palestra do Dr. Joseph Pilat ; Sessão de debates.