Escola de Guerra Naval realiza aula de abertura do Curso de Extensão em Estudos Marítimos/Turma 2024

Enviado em: 13/06/2024


No dia 5 de junho, a Escola de Guerra Naval (EGN) realizou a aula de abertura, via Webex, do Curso de Extensão em Estudos Marítimos (C-EEM)/turma 2024. O Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, representando o Diretor da EGN, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, deu as boas-vindas aos novos alunos.

Na sequência, o Encarregado do C-EEM, o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Ricardo Luiz de Novaes Moniz de Aragão, ministrou a aula de abertura, quando destacou a importância do curso para a ampliação dos conhecimentos relacionados ao Poder Marítimo e Poder Naval entre profissionais civis dos setores público e privado. Posteriormente, os alunos participaram de um treinamento virtual sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Implementado em 2020, o C-EEM é um curso híbrido, empregando a modalidade de ensino a distância e presencial. A turma de 2024 é composta por 47 alunos com diversas formações acadêmicas e oriundos de diferentes instituições públicas do setor executivo e judiciário.

Com uma duração de 17 semanas, sendo realizado de junho a dezembro, o curso abrange disciplinas como Economia do Mar, Políticas Nacionais Relacionadas ao Mar, Estratégia Marítima e Naval, Geopolítica e Oceanopolítica e Direito Internacional Público. O encerramento do Curso culminará com uma atividade presencial na EGN - um Jogo de Crise, em conjunto com os oficiais-alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM).