Comandante da Marinha preside Cerimônia de Encerramento dos Cursos de Altos Estudos Militares de 2023

Enviado em: 14/12/2023


Familiares dos oficiais estiveram presentes na cerimônia


No dia 08 de dezembro, a Escola de Guerra Naval realizou a Cerimônia de Encerramento do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS)/Turma 2023, quando foram entregues os respectivos Diplomas de Conclusão de Curso.

O C-PEM foi concluído por 48 Oficiais-Alunos, sendo 39 Capitães de Mar e Guerra, um Coronel do Exército Brasileiro, quatro Coronéis da Força Aérea Brasileira (FAB), dois Servidores Civis de Nível Superior da Marinha do Brasil, um Oficial da Agência Brasileira de Inteligência e um Procurador Federal da Advocacia-Geral da União. A turma do C-EMOS foi composta por 127 Oficiais-Alunos, sendo 117 da Marinha brasileira, um Oficial Aviador da FAB e 10 de Marinhas Amigas – este ano, representando os seguintes países: Argentina, Bolívia, Camarões, Chile, Índia, Namíbia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a cerimônia contou com a presença de demais membros do Almirantado, Ministros do Superior Tribunal Militar e dos Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Ex-Comandantes da Marinha.

Os cursos de Altos Estudos Militares visam complementar a qualificação dos oficiais para o exercício de cargos na Alta Administração Naval (C-PEM); e ampliar os conhecimentos para o desempenho de funções de Estado-Maior e assessoria de alto nível, com ênfase nas doutrinas e nas estruturas operativas e administrativas da Marinha (C-EMOS).




O Comandante da Marinha realizou a entrega de Medalhas aos melhores colocados