Enviado em: 13/11/2023
No dia 9 de novembro, foi realizada a cerimônia de encerramento da 33ª edição do Jogo de Guerra AZUVER, na Escola de Guerra Naval (EGN). O AZUVER/2023 constitui-se em um exercício de planejamento e simulação de combate envolvendo o maior número de oficiais distribuídos em Estados-Maiores Conjuntos, no âmbito das Forças Armadas brasileiras.
Nesta edição, o AZUVER reuniu 380 Oficiais-Alunos dos cursos de Estado-Maior da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) ― incluindo 23 oficiais de Nações Amigas na Fase do Planejamento Operacional ―, além de 58 Instrutores das três Escolas e representantes do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), do Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
Contando com o apoio do Ministério da Defesa (MD), o Jogo de Guerra AZUVER visa à preparação de quadros que comporão os Comandos Operacionais Conjuntos, seja para fins de planejamento e adestramento ou emprego real do Poder Militar brasileiro. O Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, destacou o esforço de cooperação entre os corpos docentes das três escolas e dos membros da Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas, buscando possibilitar aos Oficiais-Alunos o melhor aproveitamento possível do conhecimento e da aplicação da doutrina emanada pelo MD, além da promoção do conhecimento mútuo entre as Forças. “Requisitos fundamentais para a obtenção da interoperabilidade necessária para o cumprimento de suas atribuições constitucionais relativas à Defesa Nacional”, pontuou o Almirante Garriga.
O evento de encerramento compreendeu uma “Análise Pós-Ação (APA)”, quando foram apresentados os comentários finais referentes aos comandos operacionais, suas forças componentes e ao gerenciamento dos problemas militares simulados.
A cerimônia contou com a presença do General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior, Comandante da ECEME; do Brigadeiro do Ar Márlio Concidera Estebanez, Chefe do Centro de Coordenação de Operações Cibernéticas do ComDCiber; do Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, Subchefe de Logística Estratégica do MD; do General de Brigada (R1) João Cesar Zambão da Silva, Presidente da Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas; do Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, Superintendente de Ensino da EGN; e do Coronel Aviador Eduardo Utzig Silva, representando o Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, Comandante da ECEMAR.