Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval comemora seu 9º Aniversário

Enviado em: 16/10/2023


No dia 10 de outubro, a Escola de Guerra Naval (EGN) celebrou o aniversário do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC). O evento reuniu um seleto grupo de pesquisadores, militares e convidados, marcando 9 anos de pesquisas Geopolíticas e Oceanopolíticas na renomada Instituição Naval.

Entre os presentes, estavam os pesquisadores do NAC, que desempenham um papel fundamental no estudo das tendências globais e na formulação de estratégias para a Marinha do Brasil. O Diretor da Escola de Guerra Naval, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, também marcou presença, enfatizando a importância do trabalho realizado pela equipe.





O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Faria de Mattos, que lidera o Grupo, compartilhou algumas das conquistas e desafios ao longo dos últimos nove anos. O NAC foi criado com o objetivo de fornecer análises Geopolíticas e Oceanopolíticas, que são correntes que auxiliam a Marinha do Brasil na formulação de políticas e na tomada de decisões. Sua abordagem multidisciplinar e seu compromisso com a excelência na pesquisa têm contribuído significativamente para a segurança nacional. Durante o evento, os convidados também tiveram a oportunidade de discutir tópicos de relevância estratégica e trocar ideias sobre os desafios futuros que o Brasil enfrentará.