Escola de Guerra Naval realiza cerimônia em comemoração à Independência da República do Chile

Enviado em: 05/10/2023


A Escola de Guerra Naval (EGN) realizou, no dia 28 de setembro, a Cerimônia alusiva à Data Grada da República do Chile, comemorada em 18 de setembro. A cerimônia foi presidida presidido pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, do Vice-Diretor, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Maza Quadros, e de Oficiais-Alunos representantes do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), além de parte da tripulação da Escola.

Durante a cerimônia, foi executado o Hino da República do Chile, seguido das palavras do Capitão de Corveta Jônatas Antunes de Lima, que fez um breve discurso sobre a importância da data, ressaltando os principais eventos históricos da independência do país. A homenagem apontou as relações entre Brasil e Chile, que se caracterizam pela intensidade e pelo dinamismo do intercâmbio comercial e empresarial, as operações combinadas UNITAS e BOGATÚN, além de outros intercâmbios e cursos recíprocos, como por exemplo o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores e o Curso de Comandante de Submarinos.

Na sequência, o Capitão de Fragata Andrés González Smith, Ofical-Aluno chileno, agradeceu pela homenagem recebida. O Diretor da EGN destacou a forte ligação entre Brasil e Chile, os laços de amizade, parcerias e apoios mútuos entre ambas Marinhas.

A comemoração faz parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância e a alegria de ter, em seus curso, a presença de Oficiais estrangeiros, representantes de Nações Amigas.