Enviado em:12/05/2023
No dia 04 de maio, ocorreu a primeira reunião formal com os Almirantes Tutores dos trabalhos da disciplina “Processo de Tomada de Decisão” (PTD), ministrada aos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), da Escola de Guerra Naval (EGN). Ao longo de oito meses, os Oficiais-Alunos realizam estudos que apresentam uma resolução ou formulação de um juízo para um tema atual e de interesse para a Alta Administração Naval. Para isso, contam com a participação de Almirantes com expertise nas áreas de cada tema, além de instrutores da EGN para apoio nas metodologias empregadas e de colaboradores das áreas de estudo afetas a cada tema. O PTD culmina com a Apresentação ao Almirantado, momento em que os trabalhos são discutidos e questionados.
Ao longo desses 20 anos da implementação do PTD, já foram estudados 66 temas de 15 diferentes áreas temáticas, sendo que vários trabalhos tiveram repercussões expressivas na Marinha do Brasil (MB), como a criação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAz); a ampliação das atividades operativas das mulheres na MB; a elaboração da Sistemática para “Projeto de Força", berço de todo trabalho desenvolvido atualmente nessa área; a criação do Serviço de Medicina Integral, principal portão de entrada de Saúde na MB; e a proposta para aperfeiçoamento do Gerenciamento da Segurança Marítima, com a criação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), que evoluiu em 2021 para o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz); entre tantas outras iniciativas.
Este ano, estão sendo estudados três temas: manutenção de meios navais; comando e controle; e a indústria brasileira de materiais de saúde como parte da Base Industrial de Defesa. O C-PEM é direcionado a Capitães de Mar e Guerra, Servidores Civis da Marinha, Oficiais do Exército e da Aeronáutica e Civis convidados de outros Órgãos Governamentais.