Encerramento da 32ª edição do Jogo de Guerra Azuver

Enviado em:09/11/2022

Participaram 344 Oficiais-Alunos das três Escolas de Altos Estudos Militares


Nesta quarta-feira, dia 09 de novembro, ocorreu o encerramento da 32ª edição do Jogo de Guerra AZUVER, que contou com a participação de 344 Oficiais-Alunos (OA), integrantes dos Cursos de Estado-Maior da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Os OA foram orientados por cerca de 60 instrutores, durante um período de seis semanas - o Jogo de Guerra teve início em 26 de setembro, sendo realizado nas dependências da EGN e ECEME. A cada ano, o AZUVER reúne os Oficiais-Alunos (OA) dos Cursos de Altos Estudos Militares das três Escolas das Forças Armadas, tendo propósito didático e como objetivo geral a execução do planejamento e da prática do processo decisório, em um Jogo de Guerra conduzido no nível de Comando de Teatro de Operações e de Comandos de Forças Componentes, na modalidade sistêmica.

Ao possibilitar a realização do planejamento e execução de uma operação conjunta, o AZUVER promove a interoperabilidade, o aprofundamento dos conhecimentos da doutrina das outras forças (capacidades, limitações e necessidades) e a troca de conhecimentos e experiências. Os Oficiais-Alunos ao trabalharem em Estados-Maiores Conjuntos, puderam testar os planos elaborados, tendo a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

O AZUVER também é acompanhado pela Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas (CIDOC) - subordinada ao Instituto de Doutrina e Operações Conjuntas da Escola Superior de Guerra -, a qual busca verificar a aplicação da doutrina conjunta e aperfeiçoar processos de seu desenvolvimento.



Os Oficiais-Alunos trabalharam em Estados-Maiores Conjuntos