O Comandante de Operações Navais e o Coordenador do Orçamento da Marinha realizaram palestra na EGN

Enviado em:09/11/2022

O Almirante Olsen ressaltou os campos de atuação do Poder Naval


O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, proferiu, no dia 7 de novembro, a palestra “O Comando de Operações Navais: desafios e perspectivas” aos Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval. Na ocasião ressaltou os campos de atuação do Poder Naval - Defesa Naval, Segurança Marítima, Diplomacia Naval e Apoio às Ações do Estado.

Em relação aos desafios da Defesa Naval, o Almirante Olsen apontou a retomada e a ampliação das capacidades dos navios-escoltas e o desenvolvimento da Defesa aeroespacial autônoma. Também destacou “a proteção dos interesses nacionais”, considerando os desafios da Segurança Marítima; e a importância da atuação da Força Naval no entorno estratégico do Brasil, no que tange à Diplomacia Naval.

No período da tarde, os Alunos do C-PEM assistiram à palestra intitulada “O Orçamento Federal e seus reflexos nas atividades do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil ”, proferida pelo Contra-Almirante (IM) Alexandre Chaves de Jesus, Coordenador do Orçamento da Marinha. O Almirante Chaves abordou, entre outros temas, as atividades da Coordenadoria, as implicações orçamentárias no desenvolvimento dos projeto estratégicos da Marinha, como o PROSUB, as Fragatas da Classe Tamandaré, o Navio de Apoio Antártico.

O C-PEM 2022 é composto por 41 alunos, sendo 34 Capitães de Mar e Guerra, um Coronel do Exército, três Coroneis da Força Aérea, dois Servidores Civis da MB e um Agente da Polícia Federal.



O Almirante Chaves abordou o desenvolvimento de projetos estratégicos