Enviado em: 16/11/2021
No dia 10 de novembro, foi realizada, na Escola de Guerra Naval (EGN), a Cerimônia de Encerramento da 30ª edição do Exercício AZUVER, com a presença do Diretor da EGN, Contra-Almirante Sílvio Luís dos Santos; do Comandantes da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), General de Brigada Combatente Marcio de Souza Nunes Ribeiro; do Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Júnior; e de outras autoridades militares. A cerimônia foi, também, transmitida virtualmente para as demais Instituições.
O AZUVER reúne a cada ano Oficiais-Alunos dos Cursos de Altos Estudos Militares das três Escolas das Forças Armadas, com o propósito de planejar uma operação conjunta, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos (tais como Planejamento Militar Conjunto, Logística, Inteligência, Direito aplicado aos conflitos armados), e exercitar o Processo Decisório. Nesta edição, participaram 376 Oficiais-Alunos (integrantes da EGN, ECEME e ECEMAR) e 12 estagiários do Curso Avançado de Operações Psicológicas.
A Cerimônia de Encerramento também contou com a presença do Brigadeiro do Ar (INT) Luiz Fernando Moraes da Silva, Chefe do Departamento de Gestão Estratégica do Comando de Defesa Cibernética; do Contra-Almirante Rudicley Cantarin, Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética; e do Contra-Almirante (FN) Luís Manuel de Campos Melo, Comandante do Comando de Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais. Na ocasião, o Diretor da EGN destacou a importância do Jogo de Guerra AZUVER que, ao propiciar a integração entre os Oficiais-Alunos, por meio da troca de conhecimentos e experiências, contribui para o aprimoramento da interoperabilidade entre as Forças, necessária para o cumprimento de suas atribuições constitucionais relativas à Defesa Nacional.