No dia 15 de março, o ex-Comandante da Marinha do Brasil e atual Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Almirante de Esquadra (RM1) Eduardo Bacellar Leal Ferreira, proferiua Aula Inaugural aos mestrandos e doutorandos da Turma 2019 do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN). Na ocasião, abordou o tema “EstudosMarítimos Contemporâneos”, destacando os fatores transformacionais na evolução do sistema marítimo mundial, entre eles as novas tecnologias que propiciam desde a automação das embarcaçõesà exploração de novas vias, como o Oceano Ártico. Assinalou também os fatores problemáticos à navegação, como a pirataria, tráfico de drogas e de pessoas, ameaça terrorista, pesca ilegal e as crises geopolíticas.
O Almirante Leal Ferreira também abordou o papel da Marinha brasileira na sociedade, que além da área militar, contribui em vários setores - social, tecnológico, de ciência e inovação. Nesse contexto, ressaltou a importância dos cursos do PPGEM, cujos estudos e pesquisas agregam importantes conhecimentos no setor marítimo e de defesa, os quais são estratégicos para o Brasil, devido a sua imensa costa marítima.
Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos passou a oferecer, a partir deste ano, o curso de Doutorado, contando com 13 alunos nessa primeira turma. O PPGEM congrega militares e civis, contribuindo para o aperfeiçoamento da capacitação de pessoal especializado e a ampliação de pesquisas em áreas de interesse do Poder Naval e da Defesa. Estruturado em torno da área de concentração “Defesa, Governança e Segurança Marítimas, conta com três Linhas de Pesquisas:
I - Política e Estratégia Marítimas;
II - Regulação do Uso do Mar, Processo Decisório e Métodos
Prospectivos; e
III - Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo.
A Aula Inaugural da Turma 2019 foi realizada no auditório do Centro de Jogos de Guerra da EGN e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio; do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; e outras autoridades.
O Almirante de Esquadra (RM1) Leal Ferreira destacou os fatores transformacionais na evolução do sistema marítimo mundial.
Alunos do Curso de Doutorado, o Diretor da EGN e o Presidente do Conselho de Administração da Petrobras.