Escola de Guerra Naval comemora oito anos do Boletim Geocorrente

Enviado em:20/09/2022

Foto oficial com os Pesquisadores do Boletim Geocorrente



No dia 19 de setembro, a Escola de Guerra Naval (EGN) celebrou o oitavo aniversário de criação do Boletim Geocorrente, uma publicação quinzenal, vinculada ao Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) da EGN, que faz uma análise dos contextos e cenários geopolíticos que sejam fontes de preocupação e cautela no cenário internacional, particularmente aqueles que possam resultar em conflitos armados, ou que já estejam em curso.

O NAC possui o objetivo de acompanhar a conjuntura internacional sob o olhar da geopolítica e oceanopolítica, a fim de ampliar o conhecimento por meio dessa publicação e de outros produtos que venham a ser demandados pelo Estado-Maior da Armada. O grupo de pesquisa ligado ao Boletim conta com integrantes de diversas áreas de formação, proporcionando uma análise ampla de contextos e cenários geopolíticos e, portanto, um melhor entendimento dos problemas correntes internacionais.

O primeiro Boletim foi lançado em 19 de setembro de 2014. Nesses oito anos, o Boletim teve 168 edições regulares publicadas, e hoje, conta com 59 pesquisadores e um total de 15 Boletins Especiais publicados. Atualmente, o NAC conta com 59 pesquisadores, pós-graduados, pós-graduandos e graduandos de diversos cursos e universidades do Rio de Janeiro, incluindo 2 doutorando e 2 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), além de 1 doutorandos e 2 mestrandos que se encontram em universidades no exterior. A publicação tem distribuição para todos os Oficiais Generais da ativa da MB e uma lista de mais de quatro mil leitores cadastrados. Todas as edições publicadas podem ser acessadas no sítio da intranet e da internet da EGN (http://www.egn.mb/boletimgeocorrente.php).